Notícias

Reserva peruana na Amazônia sofre novo derrame de petróleo

O vazamento é o 2o do ano na Reserva Nacional Pacaya Samiria. Ocorreu em novembro, mas a notícia foi divulgada um mês depois, por uma ONG.

Giovanny Vera ·
19 de dezembro de 2013 · 12 anos atrás

Vista da área contaminada por petróleo e desmatada. Crédito: ACODECOSPAT
Vista da área contaminada por petróleo e desmatada. Crédito: ACODECOSPAT

Um novo derrame de petróleo ocorreu dentro da Reserva Nacional Pacaya Samiria, no Peru, no Bloco 8X, no mês de novembro, mas só foi conhecido no dia 4 deste mês, quando membros do programa de vigilância ambiental da Associação Cocama de Desenvolvimento e Conservação San Pablo de Tipishca (ACODECOSPAT) visitaram a área com funcionários da reserva.

O vazamento ocorreu no Bloco 8X operado pela empresa Pluspetrol Norte, entre o quilômetro 7 e 8 de um oleoduto que corta a reserva, na mesma área que sofreu outro derrame no mês de maio. Nas fotografias disponibilizadas pela Associação Cocama é possível comprovar os impactos causados pelos vazamentos e o desmatamento feito para os trabalhos de limpeza e mitigação da área.

De acordo com Pío Quinto, vigilante ambiental da Associação Cocama, que participou da operação inicial, quando chegaram ao local do vazamento encontraram dois técnicos da Pluspetrol Norte recolhendo o petróleo e armazenando-o em galões. A informação saiu em uma nota da organização Povos Indígenas Amazônicos Unidos para a Defesa de seus Territórios (PUINAMUDT).

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas

Ainda segundo a nota, o derrame do hidrocarboneto poderia ter sido causado “pelo mal estado do duto que transporta o petróleo ou a intervenção ineficaz da Pluspetrol para solucionar as causas do primeiro derrame, meses atrás [em maio]”.

Funcionários da Reserva Pacaya Samiria que estiveram na área contaminada informaram que existe uma zona de cerca de 4 hectares desmatados, que faz parte das atividades de recuperação do vazamento de petróleo. No entanto, o desmatamento seria criminoso e feito sem autorização nem conhecimento dos responsáveis pela reserva.

Até o momento, nem a petroleira Pluspetrol, nem o Ministério do Ambiente do Peru deram informações sobre o vazamento.

Mapa Bloco 8x na Reserva Pacaya Samiria

 

Saiba mais
Primeira versão Passivos Ambientais na Reserva Nacional Pacaya Samiria por Operações Petrolíferas do Bloco 8X

Leia também
Peru: metais pesados e óleo contaminam Rio Corrientes
Amazônia peruana: tecnologia promete reduzir impacto dos poços de petróleo
Vazamento nas montanhas do Equador pode ter chegado ao Peru

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.