O lobo-guará que passeia neste filme foi flagrado por uma armadilha fotográfica dentro da Reserva Natural Serra do Tombador, localizada em Cavalcante (GO).
Este animal é o maior canídeo nativo da América do Sul: mede até 1m de altura; 1,20 a 1,30m de comprimento do corpo e seu peso pode chegar de 20 e 23 kg. Sua inconfundível pelagem vermelho-dourada, seus membros alongados e caminhar peculiar, podem ser avistados nas áreas de vegetação aberta (campos, cerrados e florestas de cerrado) ao longo de toda a América do Sul Central, desde o nordeste do Brasil até o norte do Uruguai.
Espécie onívora, sua dieta inclui grandes porções de frutas como a “fruta-do-lobo” (Solanum lycocarpum) – para as quais o lobo-guará é o principal dispersor de sementes –, além de pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis.
“O fato de visualizarmos essa espécie, que é topo de cadeia alimentar, é resultado do trabalho de conservação que realizamos no local”, diz Marion Letícia, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que administra a reserva.
Leia também
Lobo guará preto é registrado no norte de Minas Gerais
Lobo-guará ganha livro com fotos e histórias
Quando você é amigo do lobo ele vira até cinema
Um dia na Canastra atrás da loba Luna
Leia também
Passarinho… que som é esse? Uma história de como os pássaros cantam
Nem todas as aves cantam. Nem todos os passarinhos aprendem a cantar. O fantástico mundo sinfônico das aves e como os ruídos urbanos o impactam →
Gilmar Mendes derruba lei do Marco Temporal
Relator apresentou seu voto pela derrubada da lei que instituiu o mecanismo como critério para demarcação de terras indígenas; Flávio Dino acompanhou o voto →
No isolamento da floresta, um canto poderoso revelou uma nova espécie
Na remota Serra do Divisor, a sururina-da-serra combina vocalização única, isolamento extremo e ameaças crescentes →




