Salada Verde

Ceriantos no Arvoredo

Mergulhando na reserva biológica no litoral catarinense, pesquisadores encontram espécie que pode ser nova para a Ciência.

Salada Verde ·
1 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Divulgação/ICMbio
foto: Divulgação/ICMbio

Depois de avaliações e consultas a outros especialistas, ainda não foi encontrado um registro anterior do pequeno animal dotado de células urticantes (foto), que provocam irritações semelhantes às da urtiga na pele. Por isso ganham força os indícios de que a espécie é nova.

Em nota do ICMbio, o analista ambiental Leandro Zago comenta que a descoberta e outras pesquisas em andamento revelam a importância do Arvoredo para a conservação de espécies conhecidas e desconhecidas pela ciência. Estudos apontam a ocorrência de mais de 1.400 espécies marinhas na reserva – 21 novas para a ciência e 22 ameaçadas de extinção.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.