Notícias

Passeios guiados e gratuitos pelo Parque Nacional da Tijuca

A partir da manhã desta quarta-feira (14/01),  haverá visitas guiadas pelos roteiros dos Escravos e dos Artistas. Veja como participar.

Redação ((o))eco ·
13 de janeiro de 2015 · 11 anos atrás

 

Cachoeira das Almas faz parte do roteiro dos caminhos dos escravos, passeio que relembra a participação dos escravos no trabalho de plantação de café e o processo de reflorestamento da mata, iniciada no século XIX. Foto: Filipo Tardim/Flickr.
Cachoeira das Almas faz parte do roteiro dos caminhos dos escravos, passeio que relembra a participação dos escravos no trabalho de plantação de café e o processo de reflorestamento da mata, iniciada no século XIX. Foto: Filipo Tardim/Flickr.

Toda quarta-feira será dia de conhecer partes importantes da história do Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro, através do Roteiro dos Escravos e o Roteiro dos Artistas. As visitas serão guiadas pelos recepcionistas do próprio Parque e o passeio é gratuito.

Ambos os passeios estão localizados no setor Floresta, localizado no Alto da Boa Vista. No primeiro passeio os visitantes percorrem o chamado Roteiro dos Escravos — caminhos e ruínas que remetem ao trabalho escravo nas plantações de café e no processo de recuperação da floresta, com destaque para a Cachoeira das Almas, Lago das Fadas e as Ruínas do Midosi. Já o segundo, intitulado Roteiro dos Artistas, aborda a relação com o Parque de pintores como Nicolas Taunay e Cândido Portinari e os paisagistas Glaziou e BurleMarx, passando pela Capela Mayrink, o Mirante da Cascatinha e o Recanto dos Artistas.

O número mínimo para a realização do passeio é de 3 pessoas para um máximo de 20 participantes. Não há reservas, a escolha é na base de quem chegar primeiro. De acordo com a assessoria de imprensa do Parque, os passeios têm duração aproximada de duas horas e são apropriados para crianças a partir dos 10 anos. Menores de 18 anos devem ser acompanhados de um responsável.

Além da história relacionada às trilhas, os passeios abordam temas ligados à conservação e manejo do próprio Parque Nacional da Tijuca. Entre eles, a importância dos rios e matas ciliares, a preocupação com espécies invasoras e a reintrodução de animais (refaunação) do Bioma Mata Atlântica.

 

Visita Guiada no PNT
Ponto de encontro: Centro de Visitantes – Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista.
Data: Todas as quartas, às 9h
Informações: 2491-1700
Dicas: Recomenda-se aos visitantes calçados fechados e confortáveis e levar, por pessoa, ao menos um litro de água. Em caso de chuva forte, as atividades serão canceladas.

 

Leia Também
A beleza interior do Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Tijuca bate novo recorde de visitação    
UERJ lança guia sobre trilhas do Parque Nacional da Tijuca    

 

Leia também

Notícias
3 de fevereiro de 2026

Amazonas renovará licença ambiental com uso de AI

Norma do IPAAM permite uso de inteligência artificial e autodeclaração para renovar Licença de Operação de indústrias; Órgão defende novo dispositivo

Salada Verde
3 de fevereiro de 2026

APIB alerta que acordo UE–Mercosul ameaça direitos indígenas e agrava crise climática

Entidade afirma que tratado comercial amplia pressão sobre territórios, ignora consulta prévia e transfere custos socioambientais ao Sul Global

Institucional
3 de fevereiro de 2026

Diagnóstico Interno de Diversidade da Associação O Eco

Este diagnóstico apresenta o primeiro levantamento sistematizado de diversidade e representatividade realizado pela Associação O Eco. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da transparência institucional e no aprofundamento do compromisso da organização com a reflexão crítica sobre quem são as pessoas que constroem, cotidianamente, o trabalho da associação. A realização deste diagnóstico só

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.