Os dugongos merecem mais respeito

Estes pacíficos mamíferos marinhos já foram fonte de alimentos, de medicamentos e artigos de decoração. Hoje são uma espécie em risco de extinção.

15 de janeiro de 2015 · 7 anos atrás

Dugongo ([i] Dugong dugon[/i]). Foto:

O dugongo (Dugong dugon) é um mamífero aquático membro da ordem Sirenia, assim como seu primo, o peixe-boi. Diferente deste, que pode habitar tanto no mar quanto na água doce, o dugongo é um animal estritamente marinho. A espécie pode ser encontrada em águas quentes do litoral do Oceano Pacífico ocidental até a costa oriental de África. Culturas tradicionais ao longo da área de ocorrência valorizam o animal, que foi caçado por milhares de anos como fonte de alimento, ingrediente para medicina tradicional e decoração. Hoje, a distribuição da espécie é reduzida e esparsa, com muitas populações próximas à extinção. Mesmo com limites e proibições impostos pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas e a proteção em muitos países, a espécie ainda está ameaçada pela caça, pela degradação do habitat, e por mortes relacionadas com a pesca. A IUCN lista o dugongo como uma espécie Vulnerável à extinção.