Notícias

Nanotecnologia

Nos Estados Unidos, o International Center for Technology Assessment pediu mais atenção da Food and Drug Administration (FDA) sobre os possíveis impactos à saúde causados por produtos provenientes da nanotecnologia. Pelo menos 300 produtos, incluindo protetor solar, pasta de dente e shampoo, estão incluídos na lista de produtos feitos com micropartículas. "Nano significa mais do que somente minúsculo. Significa que esses materiais podem ser fundamentalmente diferentes, com propriedades químicas e físicas drasticamente diferentes”, diz o advogado George Kimbrell. Estudos mostram que algumas partículas podem ser prejudiciais aos sistemas inflamatório e de imunidade de animais. Mas segundo a FDA, que não supervisiona esses tipos de produtos, mas permite o comércio uma vez que aprovados pelas companhias, não existem evidências de que as micropartículas apresentem grandes riscos à saúde.

Redação ((o))eco ·
27 de julho de 2007 · 19 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.