Notícias

Al Jaber diz que reduzir combustíveis fósseis é inevitável, mas faz ressalvas

Presidente da Conferência do Clima deste ano apresentou sua visão para o evento e disse que petrolíferas devem ser incluídas nas discussões. Ele é líder de petroleira árabe

Cristiane Prizibisczki ·
14 de julho de 2023

Sultan Ahmed Al Jaber, presidente da COP-28, apresentou nesta sexta-feira (14), em Bruxelas, seus planos para a Conferência do Clima da ONU deste ano, que será realizada nos Emirados Árabes. Dentre as propostas apresentadas, está a de triplicar a capacidade de energia renovável em nível global. Al Jaber, no entanto, não descarta a presença de petrolíferas no evento e insiste em saídas muito criticadas para o enfrentamento às mudanças climáticas, como a captura de carbono.

O plano de Al Jaber para a COP-28 está ancorado em quatro eixos: “Facilitar a transição energética e reduzir emissões antes de 2030”, “Cumprir velhas promessas e definir a estrutura para um novo acordo financeiro global”, “Colocar a natureza, as pessoas e os modos de vida no coração da ação climática” e “Mobilizar para uma COP mais inclusiva”.

“Precisamos que todos desempenhem sua parte em um esforço global que transforme nosso curso atual e impulsione as soluções nas negociações e na Agenda de Ação”, disse.

O incentivo à transição energética faz parte do primeiro eixo do plano. Além de triplicar a capacidade de energia renovável, Al Jaber propõe que as nações se comprometam em dobrar as taxas de melhorias em eficiência energética em todos os setores até 2030 e a aperfeiçoar as tecnologias hoje existentes na produção de de combustíveis fósseis, de forma a eliminar os gases mais danoso, como o metano.

A divulgação do plano, no entanto, vem acompanhada de declarações controversas. Na quinta-feira (13), em entrevista ao britânico The Guardian, o presidente da COP-28 disse que empresas petrolíferas precisam estar envolvidas nas negociações internacionais.

A presença do lobby do petróleo é vista com preocupação por entidades da sociedade civil de diferentes países, que temem que a influência de tais empresas inibam a tomada de medidas mais rigorosas.

O presidente da COP-28 também se diz favorável à adoção de medidas como a captura de carbono para redução de CO2 na atmosfera. A proposta é vista como uma “distração”, que tende a desviar as discussões para os tópicos realmente necessários, como uma meta de redução global na produção de combustíveis fósseis.

Al Jaber é o homem de confiança do presidente dos Emirados Árabes, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e atua como líder da estatal petrolífera árabe, Abu Dhabi National Oil Co. Atualmente, a empresa produz cerca de 4 milhões de barris de petróleo por dia, mas tem planos de expandir essa produção para 5 milhões de barris/dia. Sua nomeação para o posto de presidente da COP foi duramente criticada por organizações da sociedade civil.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
7 de julho de 2023

Em semana de recorde de calor planetário, ONU diz que mudança climática está “fora de controle”

Se nada for feito, planeta vai caminhar para uma situação catastrófica, diz António Guterres, secretário-geral das Organização das Nações Unidas

Reportagens
11 de julho de 2023

Até 2060, 40% da biodiversidade da Caatinga pode ser afetada pela mudança climática

O clima do futuro na região deve ser ainda mais quente e seco, tornando-se mais difícil e impactante para as árvores, que devem ser substituídas por vegetação de baixo porte, especialmente gramíneas

Notícias
16 de junho de 2023

Resultado de Bonn indica que Conferência do Clima de Dubai será tensa, diz especialista

Encontro terminou sem respostas concretas que possam pavimentar decisões a serem tomadas nos Emirados Árabes, em dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.