Notícias

Amazônia registra maior número de queimadas da última década em janeiro

Queimadas acima da média também foram registradas em outros biomas, como Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica

Cristiane Prizibisczki ·
10 de fevereiro de 2026

A Amazônia registrou, em janeiro, o maior número de queimadas da última década. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram computados no último mês 2058 focos no bioma, perdendo somente para janeiro de 2016, quando o órgão registrou 4657 focos.

O número de queimadas na Amazônia no período também está cerca de 34% acima da média para o mês – 535 focos. As porções do bioma no Pará e Mato Grosso foram as mais afetadas, ainda segundo dados do INPE.

Outros biomas

A Caatinga também registrou aumento expressivo no número de queimadas. Em janeiro, foram registrados 980 focos, o maior número desde 2009, quando o INPE contabilizou 1164 focos no período. 

Para a Caatinga, o número de focos registrados em janeiro está 88,5% acima da média para o mês  (520 focos). As porções do bioma no norte do Piauí e Ceará foram as mais afetadas pelo fogo

No Cerrado, a quantidade de focos registrados chegou a 904, um aumento de 50% em relação à média para o mês (604 focos). As poções de Cerrado no norte do Maranhão foram as que registraram maior número de queimadas

Na Mata Atlântica, foram registrados 538 focos em janeiro, o maior número desde 2019 (608 focos). O valor computado pelo INPE está 21% acima da média para o mês.  (444 focos).

Porções do bioma Mata Atlântica nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, ao norte, e Paraná e Santa Catarina ao sul, foram as mais afetadas pelas chamas.

Pantanal e Pampa foram os únicos biomas com registros de queimadas abaixo da média em janeiro.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Fotografia
20 de janeiro de 2026

Incêndios na Patagônia expõem nova dinâmica do fogo impulsionada pelo clima

Queimadas já devastaram milhares de hectares na Argentina e Chile, enquanto especialistas alertam para o papel das mudanças climáticas e da ação humana na intensificação do fogo na região

Reportagens
13 de novembro de 2025

Crise climática global reforça incêndios e ameaças a ambientes e povos tradicionais

Análises internacionais apontam que destruição da vegetação natural é retroalimentada pela disparada da temperatura

Reportagens
13 de novembro de 2025

Florestas alagadas da Amazônia começam a sofrer com grandes incêndios, mostra estudo

Não adaptado ao fogo, ecossistema tem registrado mortandade de até 100% das árvores. Trabalho, ainda não publicado, indica influência das mudanças climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.