Notícias

Delegação brasileira para COP dos Emirados Árabes tem 2,4 mil inscritos

Número é recorde na história das Conferências do Clima: maior delegação já registrada tinha cerca de 1500 pessoas. Evento já foi usado para turismo

Cristiane Prizibisczki ·
20 de novembro de 2023

A Conferência do Clima da ONU deste ano, que começa daqui a poucos dias nos Emirados Árabes, vai contar com número recorde de brasileiros. Segundo informações divulgadas pelo Governo Federal na tarde desta segunda-feira (20), a delegação do Brasil conta, até a data, com cerca de 2.400 inscritos. 

O número não é recorde somente para o país, mas também para a história das COPs. A maior delegação já registrada pela ONU foi em 2016, durante a COP 22, no Marrocos, quando a nação anfitriã enviou 1.591 participantes

Sobre a participação brasileira, um dois maiores números de delegados já registrados aconteceu em 2009, durante a COP 15, realizada em Copenhague, quando o Brasil enviou 743 pessoas. 

Em 2022, na COP do Egito, 570 brasileiros atenderam ao evento, a segunda maior delegação da Conferência, ultrapassada somente pelos Emirados Árabes, que enviaram ao balneário de Sharm el-Sheikh 1.073 pessoas, em preparação para a Conferência deste ano. 

A título de comparação, no ano passado, o anfitrião Egito enviou somente 155 delegados.

“É um maravilhoso sinal de que nossa delegação seja muito grande, isso demonstra que há uma atenção enorme no Brasil, nas áreas mais diversas, e um desejo muito grande de assistir ao debate mais avançado que há sobre esse tema e que já foi incorporado pelo Brasil de maneira muito impressionante”, disse o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo Corrêa do Lago, muitos dos que estão inscritos pelo Brasil são membros da academia e representantes da sociedade civil e setor empresarial. Cerca de 400 são membros do governo.

“A presença de uma grande delegação é um sinal de quanto o Brasil está comprometido com o debate de mudanças do clima e o quanto todos esses setores da sociedade brasileira querem participar do debate para trazer para o Brasil o que de mais novo”, disse.

Os números inflados, no entanto, podem não significar exatamente uma maior participação brasileira nos debates climáticos internacionais. Organizações brasileiras temem que o evento seja usado para fazer turismo, como aconteceu em anos anteriores. 

Entre os representantes brasileiros na COP do Egito, por exemplo, estavam vários nomes de acompanhantes, como esposas e primeiras damas, assim como revelou matéria da Folha de S.Paulo à época.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
10 de novembro de 2023

Galeria: Com proximidade da COP, mobilização pelo clima se espalha pelo mundo

Organizações da sociedade civil promovem ação no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e em Silves (AM). Também ocorreram protestos em outras cidades pelo mundo, como esquenta para a COP 28. Veja fotos:

Notícias
9 de agosto de 2023

Países com grandes porções de florestas se unem em bloco de negociação internacional

Anunciado na Conferência do Clima de 2022, “Bloco de florestas” foi formalizado nesta quarta-feira (9) no Brasil. Doze países fazem parte

Notícias
1 de março de 2024

Liminar interrompe corte de árvores para circuito da Stock Car, em Belo Horizonte

Adequação de ruas do entorno do Mineirão para o circuito de rua demandava o corte de 63 árvores; deputada anuncia ato público de replantio amanhã, às 9h

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.