O lúdico é uma ferramenta poderosa de aprendizado, ainda mais entre crianças. Ciente disso, o cartunista Léo Valença criou, em 2012, o personagem Lucas, um duende que desperta a consciência ecológica entre a criançada. De lá para cá, o cartunista percebeu o impacto positivo dos jogos educativos que propunha no “Almanaque Ecológico do Lucas”, e decidiu fazer um segundo livro para o duende, desta vez dedicado aos passatempos.
“Passatempos Ecológicos do Lucas” utiliza de caça-palavras, testes, cartuns, quadrinhos e curiosidades para transformar a educação ambiental em algo divertido. O conceito de edutainment, de unir educação com entretenimento, é o norte através do qual Léo Valença espera conscientizar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. O autor explica que as brincadeiras ecológicas têm como objetivo “promover ao máximo a interatividade, porque percebi que quanto maior a interatividade com a criança, mais esse conteúdo é bem-vindo e melhor ele é assimilado”.
O livro é publicado pelo sistema PoD, Print On Demand, ou seja, só é impresso por encomenda, o que evita o desperdício de papel e está disponível para compra através do site da editora.
Leia Também
Duende Lucas: um professor inusitado com consciência ecológica
Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças
Leia também
Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças
Divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, publicação infantil explica o que é e como é feita a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção →
Educação ambiental para as crianças de hoje
Em um mundo em que a informação vem em turbilhão e as telas empacotam as paisagens, não é fácil ensinar crianças a gostar da natureza. →
Duende Lucas: um professor inusitado com consciência ecológica
O cartunista Léo Valença cria personagem que atua como ferramenta de educação ambiental para o público infantil. →