A gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje dividida entre o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), ganhará apoio do Governo do Piauí, BNDES e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é dar um alento financeiro na gestão do parque, que sofre com falta de recursos materiais e humanos. A área protegida abriga a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e quase foi fechada para visitação no ano passado.
A demanda por mais verba para o Parque Nacional da Serra da Capivara é antiga. No auge, a Unidade já contou com 250 funcionários alocados no local, mas a situação foi piorando ao longo dos anos, chegando ao limite em 2016, quando sobraram apenas 36 terceirizados com salários atrasados. A arqueóloga Niéde Guidon, cuja fundação cuida da área de visitação do parque, ameaçou deixar o país após cancelamento de repasse de verba a Fundação. Após uma remessa emergencial, o Ministério do Meio Ambiente vem costurando, desde então, um novo desenho de gestão compartilhada, dessa vez incluindo o Iphan, o BNDES e o governo do estado do Piauí.
Ainda não há definição das atribuições de cada órgão na gestão da Serra da Capivara, mas a princípio os apoiadores viabilizarão recursos extra, mas quem ficará a cargo da gestão ainda será o ICMBio e a Fundham. Um novo documento será acordado ainda entre os órgãos, que se reunirão em São Raimundo Nonato (PI) entre os dias 23 e 28 desse mês.
“Até o final do mês, representantes de todas as entidades envolvidas vão se reunir para fazer esse planejamento e definição de ações e objetivos para a gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara (…) tudo vai depender do andamento desse encontro”, confirma, em nota, a assessoria de imprensa do Iphan.
Leia Também
Em crise, Parque da Serra da Capivara é homenageado no encerramento das Olimpíadas
Ministério repassará 1 milhão para Parque Nacional da Serra da Capivara
Leia também
Campanha pede liberação do aeroporto da Serra da Capivara
Petição quer pressionar ANAC para autorizar pousos no aeroporto, o que pode salvar o Parque Nacional Serra da Capivara do fechamento iminente. →
Ministério repassará 1 milhão para Parque Nacional da Serra da Capivara
Sem dinheiro, Fundação que administra visitação da unidade teve que dispensar funcionários e ameaçou fechar as portas. Verba extra dará respiro para a gestão, mas não resolve crise. →
Em crise, Parque da Serra da Capivara é homenageado no encerramento das Olimpíadas
Festa de despedida apresentou as pinturas rupestres protegidas pela Unidade de Conservação. Há uma semana, parque quase fechou por corte no repasse de verba. →
Infelizmente o governo, quer historicamente o Ibama, ou recentemente o ICMbio, nunca deu o devido valor ao Parna Capivara ou hercúleo trabalho da Dra. Neide Guidon, a real protetora do parque. Sem falar da criação do Museu do Homem Americano, pela FundHam.
Tive o privilégio de de conhece-la e contribuir, em consultoria, para a sustentabilidade do Capivara e tive conhecimento do desleixo governamental.
Espero que agora o ministro Sarney consiga conduzir para que se valorize e proteja esse patrimônio inestimável.