Notícias

Governo lança plataforma de monitoramento ambiental da pecuária

AgroBrasil+Sustentável pretende reunir em um só lugar várias informações ambientais de produtores, até então esparsas em diferentes bases. Adesão é voluntária

Cristiane Prizibisczki ·
20 de dezembro de 2024

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou, nesta quinta-feira (19), uma nova plataforma de sistematização dos dados ambientais da produção agropecuária brasileira. Batizada de AgroBrasil+Sustentável, a plataforma pretende unir, em um só lugar, dados como origem da carne, quando e quanto foi produzido, com quais práticas e quem é o responsável, além de padrões e especificidades da produção.

A medida é uma resposta do governo para as crescentes pressões dos mercados consumidores, em especial a União Europeia, que planeja para final de 2025 a implementação de sua Lei Anti-Desmatamento.

A Plataforma, ainda não disponível para acesso público, está arquitetada em três módulos: conformidade, boas práticas e rastreabilidade. Até então tais dados estavam espalhados por diferentes plataformas do governo, em diferentes pastas, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no Ministério da Gestão, a Guia de Trânsito Animal (GTA), no Ministério da Agricultura, e a conformidade ambiental, no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

A ideia do governo é que o produtor conte com um instrumento público para apoiá-lo na sua necessidade de demonstrar conformidade, seja para órgãos públicos, instituições financeiras, habilitações para exportações ou para demais atores de sua cadeia de fornecimento.

Segundo o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a iniciativa é um marco político de comprometimento público com a conformidade socioambiental no setor agropecuário.

“A integração dessas bases de dados é resultado de um esforço imenso e traz um ponto de partida para desenhar caminhos que ambicionem a universalização de um alto nível de conformidade para o setor agropecuário brasileiro”, afirma Marina Guyot, gerente de Políticas Públicas do Imaflora. 

O instituto ressalta, no entanto, que a adesão ainda é voluntária e que, apesar de ser uma plataforma de uso público, as informações não estarão necessariamente disponíveis ao público. Isso porque é o produtor rural que decide quem terá acesso a seus dados.

Para Marina Guyot, o sucesso da iniciativa depende de arranjos setoriais que envolvam indústria, governo e instituições financeiras, para atrair a adesão do produtor rural, além de um trabalho de integração com bases de dados estaduais.

“Também é preciso desenhar políticas públicas que viabilizem a resolução de passivos identificados e promover uma boa estratégia de comunicação para informar e engajar os produtores”, diz.

O lançamento da plataforma AgroBrasil+Sustentável é mais uma iniciativa do governo federal no sentido de trazer mais sustentabilidade para a cadeia agropecuária brasileira, em especial a produção de carne. A pecuária é o maior vetor de desmatamento na Amazônia. A atividade ocupa atualmente 90% das áreas desmatadas no bioma.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
17 de dezembro de 2024

Governo lança plano de rastreio individual na pecuária, com foco apenas sanitário

Identificação individual será obrigatória para todo rebanho de bovinos e bubalinos a partir de 2032. Pressão de mercados importadores impulsionou iniciativa

Reportagens
9 de dezembro de 2024

Trabalho análogo à escravidão na pecuária do Pará chega a 31% nos últimos dois anos, revela pesquisa

Prevalência de trabalho forçado e tráfico de mão de obra identificada em todos os principais indicadores por estudo que ouviu 1.241 trabalhadores em Marabá, Ulianópolis e Itupiranga

Reportagens
28 de maio de 2024

Dinastia Amazônia

Demanda da China sobre o agronegócio brasileiro impacta na preservação da floresta, mas também pode moldar seu futuro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.