Nesta semana, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), será lançado o livro “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. A obra é fruto de uma parceria entre ((o))eco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e traz as reportagens produzidas pela jornalista Duda Menegassi, que percorreu 11 travessias em unidades de conservação federais. As trilhas acompanharam as comemorações dos 10 anos de existência do ICMBio e podem ser lidas online na página de ((o))eco, sob a tag ICMBio 10 anos.
As caminhadas somaram aproximadamente 400 quilômetros de trilhas e percorreram várias das áreas protegidas mais belas e famosas do país, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).
Segundo a autora, o livro ajuda a marcar o momento nacional de abertura dos parques e aumento da visitação nas unidades de conservação, além do recém-criado Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. “Quando eu fiz a primeira travessia do livro, em junho do ano passado, não havia nem um terço das trilhas sinalizadas que existem hoje. O movimento dos gestores, servidores e voluntários engajados na implementação e sinalização dos percursos fez com que o Sistema Brasileiro de Trilhas nascesse e ganhasse corpo muito rápido. As reportagens do livro acompanham esse crescimento e também ajudam a divulgar esse atrativo que está ficando cada vez mais popular: a caminhada na natureza”, conta a jornalista.
Mais lançamentos
Além do livro das travessias, o ICMBio lançará outras 5 publicações: Atlas dos Manguezais do Brasil; Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação; Manual de Sinalização de Trilhas; Centros de Pesquisa ICMBio – Especial 10 anos; Monitoramento Participativo da Biodiversidade. O órgão ambiental também lançará o documentário Parques do Brasil, feito em parceria com a EBC.
O evento será realizado no dia 1 de agosto, das 13:00 às 14:30, no Espaço de Eventos do CBUC.
Imagem: Capa do livro.
Leia Também
Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia
“Sob a Pata do Boi” ganha prêmio no Festival Fredd, em Toulouse
Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças
Leia também
Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças
Divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, publicação infantil explica o que é e como é feita a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção →
“Sob a Pata do Boi” ganha prêmio no Festival Fredd, em Toulouse
Documentário de ((o))eco em parceria com o Imazon ganhou o Prix One Hour, oferecido pelo Ministério da Cultura da França. O filme mostra o impacto da pecuária no desmatamento da floresta →
Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia
Em Toulouse, no Festival FreDD, o filme "Sob a pata do boi" mostra o gigantesco impacto da pecuária no desmatamento da floresta →
É ótimo, tenho um exemplar, mas não encontrei o nome da autora nem na capa e nem em lugar algum, precisei procurar na internet pelo título do livro, estranho.
Mais uma excelente contribuição d´O Eco pra estimular o uso Público das nossas Áreas Protegidas. Parabéns!!!