Notícias

Mata Atlântica tem maior concentração de carbono por hectare entre biomas do País

Solo do bioma estoca, em média, 50 toneladas de carbono orgânico por hectare. Em números absolutos, Amazônia tem maior concentração, estima levantamento inédito do MapBiomas

Michael Esquer ·
21 de junho de 2023

O Brasil estocava 37 gigatoneladas (Gt) de carbono orgânico no solo (COS) em 2021. Entre os biomas, a Amazônia concentrou mais da metade do COS. Entretanto, Mata Atlântica, seguida do Pampa, apresentou a maior densidade de COS por hectare (ha). Isto é o que revela levantamento inédito publicado pelo MapBiomas nesta quarta-feira (21).

Segundo o estudo, os solos com cobertura de vegetação nativa respondiam por quase dois terços do COS do País: 23,4 Gt. Já os solos de áreas que foram convertidas para uso antrópico – alterados pela ação humana – respondiam, naquele ano, por apenas 3,7 Gt COS. Para o MapBiomas, os números enfatizam a importância da preservação da vegetação nativa dos biomas brasileiros. 

“Cada vez mais o nosso solo está sendo utilizado para a agropecuária e esse estoque de carbono que antes, lá em 1985, estava coberto por uma floresta, ao longo do tempo está sendo convertido e ocupado por agropecuária”, disse Taciara Zborowski Horst durante a apresentação do levantamento, que tem o objetivo de aprimorar o entendimento da dinâmica de captura e emissão de carbono no solo. 

Conforme o MapBiomas, entre 1985 e 2021, a quantidade de COS estocado no solo coberto por floresta reduziu de 26,8 Gt para 23,6 Gt no Brasil, uma perda de 3,2 Gt – o que equivale a todo o estoque da Caatinga em 2021 (2,6 Gt).

Para Horst, que é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e uma das coordenadoras do mapeamento, os dados sugerem que, ao longo do tempo, há uma tendência de aumento do estoque de COS em áreas com formação florestal, o que não ocorre em áreas de agricultura e pastagens. “As coberturas naturais tendem a aumentar o estoque ao longo do tempo nessa série, e o uso antrópico tende a diminuir o estoque de carbono por unidade de área”, disse.

Com 19,8 Gt, a Amazônia apresentou a maior concentração absoluta de COS, indica o levantamento. Na sequência, aparecem o Cerrado (8,1 Gt COS) e Mata Atlântica (5,5 Gt COS). Quanto à densidade, Mata Atlântica e Pampa concentraram os maiores estoques médios de COS por ha, com, respectivamente, 50 t/ha e 49 t/ha, enquanto a Amazônia figura em terceiro lugar, com 48 t/ha. No Brasil, o estoque médio é de 45 t/ha. 

“A Amazônia segue sendo nosso maior reservatório de carbono, em termos totais, porque é um bioma muito grande. Mas a maior concentração [por hectare] é na Mata Atlântica, seguido do Pampa e, aí sim, Amazônia”, explicou a professora da UTFPR. 

Um dos grandes reservatórios de carbono do planeta, o solo, quando saudável, pode colaborar para mitigar mudanças no clima ao estocar e não injetar CO2 na atmosfera – na forma de gás carbônico e metano. Entretanto, o contrário disso acontece quando ele é degradado. 

O mapeamento publicado nesta quarta pode contribuir para o  monitoramento do impacto da implementação das práticas de agricultura de baixo carbono no Brasil, aponta o MapBiomas. “Ainda é uma versão beta, sujeita a muitos aprimoramentos, mas é um avanço importante no mapeamento digital de solos e oferece subsídios valiosos para a conservação e uso sustentável do solo no Brasil”, afirmou Horst. 

Metodologia

Segundo o MapBiomas, os números apresentados pelo levantamento foram obtidos a partir da análise da dinâmica do estoque de COS de 1985 a 2021 em diferentes coberturas e usos da terra, com resolução espacial de 30 metros e mostrando os estoques de COS nos primeiros 30 cm, em toneladas por hectare (t/ha). 

Para o mapeamento, foram processados dados de 9,6 mil amostras de solo coletadas no campo por iniciativas de órgãos públicos desde a década de 1950.  

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Reportagens
26 de setembro de 2022

A “ressurreição” de uma nova espécie de preguiça-de-coleira na Mata Atlântica

Pesquisa traz de volta animal identificado em 1850 e divide preguiça-de-coleira em duas espécies. Redelimitação aumenta o alerta sobre o risco de extinção dos animais

Notícias
6 de junho de 2023

A rica e ameaçada biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste

Livro reúne artigos inéditos que compilam informações sobre a fauna e conservação da Mata Atlântica do Nordeste, recheada de espécies únicas e ameaçadas

Análises
16 de outubro de 2012

A última trincheira dos queixadas da Mata Atlântica

Darwin se abismou com a suntuosidade da Mata Atlântica. Dois séculos depois, a extinção de espécies ocorre mesmo debaixo de nossos narizes.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.