((o))eco é parceiro do Vozes da Floresta, projeto que oferece bolsas-reportagem e mentorias para jovens comunicadores indígenas. Criado no âmbito da COP26, a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o projeto convida quatro bolsistas a trazerem suas perspectivas sobre os debates promovidos pelo evento, que será sediado pelo Reino Unido em novembro.
De agosto a outubro, os comunicadores refletirão sobre como a crise climática impacta nos seus territórios e sobre como reconstruir a vida na Terra de forma sustentável, a partir da sabedoria de seus povos. Ao longo dos três meses, eles desenvolverão reportagens com mentoria dos jornalistas Aydano André Motta, do #Colabora, e Daniele Bragança, do ((o))eco, e participarão de encontros com conselheiros convidados, especialistas nas questões indígenas, de meio ambiente e mudanças climáticas.
Com o fim do processo de mentorias e com a aproximação da COP26, em novembro, as reportagens produzidas pelos comunicadores serão publicadas – tanto no #Colabora quanto no ((o))eco.
Os candidatos devem se identificar como indígenas, ter entre 18 e 30 anos e experiência ou interesse em jornalismo e comunicação. É preciso preencher um formulário de inscrição, sugerindo ao menos uma pauta associada a um ou mais dos temas promovidos pela COP26: adaptação e resiliência, natureza, transição energética, mudança acelerada para transportes rodoviários carbono-zero e finanças/economia verde. Os temas se inserem nos quatro objetivos que guiarão o evento e que poderão ser abordados nas mentorias e nas reportagens: mitigação, adaptação, finanças e colaboração.
Cada uma das bolsas tem o valor de 3 mil reais. Os comunicadores indígenas também receberão auxílio-internet, para que possam participar dos encontros de maneira segura e totalmente online devido à pandemia de Covid-19. Pelo menos duas das bolsas serão destinadas a mulheres.
Vozes da Floresta conta com apoio financeiro do British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. O projeto não tem envolvimento com a organização oficial da COP26.
As inscrições vão até o dia 8 de julho, e é possível se inscrever acessando o formulário: bit.ly/vozesdafloresta_. Saiba mais sobre o projeto na página do Instagram (@vozesdafloresta_) e no perfil do Twitter (@vozesfloresta_) e nas redes sociais do #Colabora e de ((o))eco.
Leia também
Canal Reload produz vídeo que explica os principais embates de Salles
Disponível no YouTube, o conteúdo faz um panorama da gestão do ministro do Meio Ambiente e de sua coleção de polêmicas que atrapalha a preservação ambiental →
Agora o ((o))eco é mais uma das Vozes do Planeta
A nova parceria de conteúdo traz, semanalmente, as notícias em destaque do site para dentro do podcast a partir desta sexta-feira (14) →
Muitas visões de Brasil em xeque na discussão sobre uma BR na Amazônia
Documentário de ((o))eco expõe como indígenas e quilombolas na rota da possível extensão da BR-163 vêem a rodovia e a ameaça da marcha desenvolvimentista sobre os seus territórios →