Ontem (05), começou a circular pelas redes um vídeo que mostra um felino caminhando pela encosta de um morro enquanto ao fundo aparece o bondinho do Pão de Açúcar. A presença do morro icônico da paisagem carioca levou muitas pessoas a associarem o local à Urca, mas o local que aparece na filmagem é na verdade o Morro da Viúva, localizado no Flamengo. Sobre o felino protagonista em questão ao que tudo indica é um gato doméstico, ao contrário das especulações feitas nos comentários de que poderia ser uma onça-parda.
((o))eco conversou com o biólogo carioca Izar Aximoff, especialista em mamíferos, e ele esclarece que mesmo com a qualidade ruim do vídeo, é possível afirmar com certeza que é um gato doméstico. Ele explica que “o Morro da Viúva é uma área muito pequena e cercada de prédios. Para você ter um felino silvestre, mesmo que seja de pequeno porte ali é complicado porque esses são animais que dependem de uma área grande para se alimentar e viver. Além disso, na cidade do Rio de Janeiro inteira não há, a não ser no Parque Estadual da Pedra Branca [que fica na zona oeste da cidade], registro de ocorrência de felinos silvestres. No Parque Nacional da Tijuca não tem, nem em nenhuma das unidades de conservação da zona sul. Então de onde viria esse bicho?”.
O biólogo conta ainda que quando o vídeo começou a circular, foi pesquisar no Google os termos “gato doméstico Morro da Viúva” e, para sua surpresa, encontrou um anúncio de uma moradora do entorno do morro que dizia ter perdido seu gato, Jamie, “todo amarelo com rajado ferrugem, olhos verdes, queixo branco, grandão (6kg)”, conforme a descrição do banner de ‘procura-se’, onde também estava a data do desaparecimento de Jamie: agosto de 2019.
“Eu vi essa imagem do gatão amarelo e comecei a rir. E aí liguei para ela, falando que podia ser, inclusive, o gato dela no vídeo. E ela me contou que já tinha subido o Morro da Viúva em busca de Jamie e descobriu que tem um monte de gatos domésticos circulando lá, inclusive vários amarelos e de tamanho acima do normal. E a história é essa, mistério resolvido, com certeza era um desses gatos, ou o próprio Jamie, que continua desaparecido”, narra Izar.
O Morro da Viúva é uma Área de Proteção Ambiental (APA) criada pela Prefeitura do Rio em 12 de dezembro de 1997 (Lei nº 2.611/1997). No morro há presença de moradores, além de um antigo reservatório da cidade. Por ser rodeado de prédios e literalmente “tampado” da paisagem, muitos cariocas nem sabem de sua existência, apesar dele estar localizado no Flamengo, aos pés da Baía de Guanabara.
Assista ao vídeo:
Leia também
Mais da metade das unidades de conservação cariocas não tem gestor
Baía de Guanabara com águas cristalinas não é por causa da quarentena
Leia também
Baía de Guanabara com águas cristalinas não é por causa da quarentena
Vídeo que viralizou na internet mostra bom estado da bacia, mas fenômeno tem mais a ver com os ciclos de maré do que com diminuição do estresse na bacia →
Mais da metade das unidades de conservação cariocas não tem gestor
Iniciado há sete anos pela prefeitura, projeto de capacitação e qualificação dos responsáveis por áreas verdes não foi adiante →
O que é uma Área de Proteção Ambiental
Sem necessidade de desapropriar ocupação privada, as APAS são uma das categorias de Unidades de Conservação mais criadas pelo poder público. →
Da pra ver que é um gato doméstico,se compara-lo aos 2 urubus que ele está espreitando no final do vídeo…no canto esquerdo da tela quando ele para e olha fixamente pra os urubus ,dpois vai em direção ao mato!