A Austrália pode estar fazendo bonito nos discursos, mas nos grupos de negociação a coisa está sendo diferente. Foram os australianos os responsáveis nesta terça pelo que pode se tornar o maior fracasso da Conferência em Bali. O tema de transferência de tecnologias limpas, um dos mais importantes para países como China e Índia, está sendo excluído totalmente da pauta.
Discutia-se a possibilidade da formação de um fundo para financiar as transferências de tecnologia, mas o chamado grupo guarda-chuva, uma coalização de países do Pacífico com os Estados Unidos e liderado pela Austrália, simplesmente se opôs a qualquer solução sobre o tema. Diplomatas que acompanham esta negociação estão revoltados com as duas caras dos negociadores australianos.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O mundo pós-Trump: a reconstrução da governança ambiental global
Saída dos EUA de mecanismos ambientais expõe fragilidades do multilateralismo e reforça o desafio de construir uma governança global mais integrada e resiliente. →
28 dos 31 deputados autores de propostas nocivas às UCs disputam eleições em 2026
Rede Pró-UC mapeou 46 propostas, das quais 22 são Projetos de Decreto Legislativo que tentam barrar a criação ou ampliação de UCs como Albardão e Taiamã →
Carlos Nobre recebe prêmio internacional por trajetória dedicada à Amazônia
Pesquisador brasileiro recebeu o Prêmio Thomas E. Lovejoy 2026 por contribuições ao estudo sobre a maior floresta equatorial do mundo →
