Reportagens

Fogo na Floresta Nacional do Jamanxin

Uma das áreas símbolo do ordenamento territorial da Amazônia, Jamanxim, na beira da BR-163 está queimando há pelo menos 2 meses. Mapa interativo mostra fogo em UCs do país.

Andreia Fanzeres ·
31 de agosto de 2008 · 14 anos atrás

A Floresta Nacional de Jamanxim, uma das unidades de conservação mais desmatadas de toda a Amazônia, também registrou focos de calor. De acordo com a Nota PREVFOGO nº 163 de 29/08/2008 está ocorrendo incêndio no interior da FLONA. Os focos detectados na UC estão sendo repassados via e-mail para a Flona. Os técnicos da Unidade estão num curso de fiscalização Com mais de 1.3 milhões de hectares criados para barrar o desmatamento no eixo da BR-163 (Cuiabá-Santarém), a área já perdeu 9.200 hectares desde 2006. Abertura de estradas clandestinas, retirada ilegal de madeira e, claro, o fogo são os responsáveis pela destruição. O alerta do Prevfogo foi recebido pela equipe de apenas duas gestores do Instituto Chico Mendes responsáveis pela floresta nacional, que pouco podem fazer com parcos recursos e imensas distâncias em relação à unidade de conservação. De acordo com a chefe da Floresta Nacional do Jamanxim, Jully Brizolla, o alerta de focos de calor foi repassado para a divisão de fiscalização do Ibama, a fim de que fiscais em atuação na região possam verificar a extensão dos danos. Lotada em Santarém, a cerca de 230 quilômetros da unidade, diz que demoraria dois dias de viagem para chegar até lá, se pudesse. Segundo ela, existe a intenção de transferir a gestão da área para a cidade de Novo Progresso, mas ainda nenhuma previsão concreta. (Boletim Ibama e A.Fanzeres)

Veja mapa interativo de Fogo nas UCs.

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Notícias
30 de junho de 2022

Julgamento sobre omissão do governo no Fundo do Clima já tem maioria no STF

Cinco ministros seguiram o voto do relator, Luís Barroso, que julgou procedente a ADPF 708 e determinou que a União pare de obstruir o funcionamento do fundo. Plenária encerra nesta sexta (1º)

Notícias
30 de junho de 2022

Falta de transparência impede análise sobre legalidade da extração de madeira na Amazônia

Nenhum dos nove estados que compõem o bioma libera informações adequadas sobre cadeia madeireira, mostra estudo do Imazon divulgado nesta quinta-feira (30)

Notícias
30 de junho de 2022

Parlamentares fazem pressão para mudar Política Nacional do Meio Ambiente

Deputados tentam aprovar regime de urgência na tramitação de projeto que propõe reutilização de informações em processos de licenciamento ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta