Notícias

Estrada fechada

Redação ((o))eco ·
31 de outubro de 2007 · 19 anos atrás

A juíza federal Pepita Mazini decidiu que a estrada do colono, que por 18 quilômetros corta do Parque Nacional do Iguaçu (PR), vai permanecer fechada. A posição termina com uma polêmica que há 21 anos ameaçava a integridade da unidade de conservação. Dezessete municípios do entorno do parque defendiam inclusive o asfaltamento da estrada, que por anos foi mantida aberta. A juíza fixou multa diária de 10 mil reais para cada município que incentivar uma nova eventual invasão à estrada, como já aconteceu diversas vezes. Ela também determinou que o Instituto Chico Mendes elabore um plano de recuperação da área degradada pela via.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
23 de junho de 2026

Quando o mar avança mais rápido que a Justiça Climática

Comunidades tradicionais que vivem na Ilha do Cardoso, em São Paulo, agora lidam com o avanço do mar, eventos extremos e novas tratativas para mitigação e adaptação

Salada Verde
23 de junho de 2026

Cientistas descobrem duas novas espécies de escorpiões em Roraima

Espécies Cayooca puchus e Brotheas cernii foram descritas em inselberg no Roraima e ampliam o conhecimento sobre a diversidade de escorpiões amazônicos

Externo
23 de junho de 2026

Novo estudo indica caminhos para que países alcancem emissões zero até 2070

Análise da Climate Analytics apresenta visão geral do que pode significar a transição para longe dos fósseis alinhada ao mais alto nível de ambição climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.