Reportagens

Molha em um lado, seca do outro

Pesquisa traça relação direta entre aumento de nevascas na Antártida e secas cada vez mais severas na Austrália. Emissões são culpadas.

Redação ((o))eco ·
8 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

Um pesquisador disse que encontrou uma prova cabal de que as crescentes emissões de gases de efeito estufa têm sido responsáveis por drásticas alterações climáticas. Um estudo relaciona 30 anos de secas no oeste da Austrália com nevascas intensas na Antártica. Quanto mais nevou em um lugar, mais secou em outro. Na mesma proporção. E isso se deu por causa da concentração alterada de gases na atmosfera. Uma equipe liderada pelo cientista Tas van Ommen, do Centro de Pesquisa Cooperativa sobre o clima e os ecossistemas antárticos, analisou amostras de gelo de 750 anos e revelou que os ventos do Sul passaram a levar mais umidade para a Antártica, e mais ar seco para o continente. Desde 1970 isso tem reduzido as chuvas e vem sendo o maior contribuiente para a seca que se prolonga em parte do país, ficando cerca de 15% mais severa a cada ano.

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.