Ao final da tarde, no caminho de Banhos para Shell desfilam imagens de vilarejos, montanhas, cascatas e o majestoso Rio Pastaza. Entre as paisagens, destacam pontos turísticos com ofertas para todos os gostos. Nos chama a atenção um grande letreiro, Mirador Puerto La Amazonas. Três cachorros nos recebem, seu trato amável mostra que eles têm costume de tratar com visitantes. Nossa atenção, porém, é conquistada pela paisagem frente a nós, o grande Rio Pastaza abrindo-se espaço para a Amazônia enquanto a cordilheira se aplana.
E foi essa paisagem a que seduziu oito anos atrás Seu Germânico Montenegro e sua esposa Meche, que decidiram estabelecer ali seu negócio e domicílio. Como militar, Germânico, nascido em Otavalo, viajou por muitos lugares do Equador, “eu em nenhum outro lado me senti assim, essa tranquilidade não se encontra em outro lugar”. Agora aposentado, seus distintivos militares estão pendurados na parede da pequena mercearia que atende Meche, que com um sorriso nos conta que é de Chone.
Desde que eles chegaram viram que com os anos a qualidade da água foi afetada, mas existem ainda umas 20 espécies de peixes. “Nós vivemos do rio, oferecemos rafting e queremos construir uma tarabita que atravesse o Pastaza”. Qualquer coisa que aconteça rio acima afeta seu curso, “mas o rio não está contaminado, ao contrário do Rio Napo que tem poços petrolíferos perto”.
Com o braço, onde tem uma tatuagem de Jesus do Grande Poder, Germánico mostra a rota que devemos seguir. Enquanto isso Meche brinca amorosamente com o gato que não tem visto ela por uma semana. Os cachorros alegres parecem saber que vamos partir, e se reúnem ao lado de seus donos. Perto de sua rede e com um sorriso, Germânico e Meche se despedem. Boa viagem!
Leia também

Por que os cristãos defendem o licenciamento ambiental
Para lideranças religiosas, os mecanismos atuais ajudam a defender a vida, protegendo segmentos importantes da sociedade e preservando a integridade da criação →

“Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”, alerta Suely Araújo
Em meio às discussões da COP 30, ex-presidente do Ibama critica a expansão petrolífera e aponta riscos da exploração na Foz do Amazonas →

“O poder da juventude está em aproximar realidades cotidianas dos espaços de decisão”
Cientista ambiental da Rede Favela Sustentável avalia papel do jovem no enfrentamento da crise climática, tema-foco do IV Fórum Terra 2030 →