Notícias

Elefantes a caminho da derrota no Gabão

População de elefantes que vivem nas florestas da África Central está sendo reduzida devido à caça ilegal que abastece o tráfico de marfim.

Vandré Fonseca ·
7 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás
Mais de 10 mil elefantes foram mortos  por caçadores ilegais  no Gabão, desde 2004. Foto: Martin Harvey / WWF-Canon.
Mais de 10 mil elefantes foram mortos por caçadores ilegais no Gabão, desde 2004. Foto: Martin Harvey / WWF-Canon.

A caça ilegal está dizimando os elefantes que vivem em florestas na África Central. Desde 2004, cerca de 11 mil animais foram abatidos nas regiões próximas e até mesmo dentro do Parque Nacional Minkébé, no norte do Gabão, segundo um estudo divulgado esta semana pela Agência de Parques Nacionais do Gabão, WWF e Wildlife Conservation Society (WCS). Segundo os dados, entre 44% e 77% da população de elefantes da região foi abatida nos últimos nove anos.

“A situação está fora de controle”, afirma Bas Huijbregts, responsável pela campanha contra o tráfico de animais do WWF na África Central. “Nós estamos testemunhando o sacrifício sistemático do maior mamífero terrestre do mundo”, completa. O Gabão representa 13% das florestas da África Central, mas abriga mais da metade dos elefantes que vivem em áreas florestais de todo o continente. Metade dos elefantes do país vivem no Parque Nacional Minkébé.

Marfins apreendidos são incinerados para evitar que cheguem ao mercado ilegal. Foto: James Morgan/ WWF-Canon.
Marfins apreendidos são incinerados para evitar que cheguem ao mercado ilegal. Foto: James Morgan/ WWF-Canon.

De acordo com ele, há uma impressão errada de que a matança de elefantes para extração do marfim estaria se deslocando para outras partes do continente. Na verdade, afirma Huijbregts, é que a guerra do marfim está se espalhando e chegando a áreas onde os elefantes antes estavam mais bem protegidos. “Mas aqui na África Central, sem notícias no mundo, elefantes estão perdendo a guerra em uma velocidade relâmpago”.

A situação é grave também na República Centro-Africana, onde viviam mais de 80 mil elefantes em meados da década 1980. Caçadores ilegais atuam no país, exterminado elefantes e aterrorizando populações por onde passam. Autoridades do país receberam recentemente relatos da morte de 17 elefantes no sul do país e informações ainda não confirmada de 60 animais abatidos no norte da República Centro-Africana. “O novo governo da República Central da África está enviando as Forças Armadas para frear os caçadores ilegais antes que eles atinjam o último refúgio de elefantes, Dzanga-Sangha, declarado recentemente Patrimônio da Humanidade”, afirma Guian Zokoe, responsável pela reserva de Dzanga-Sangha.

Acampamento de uma patrulha de combate à caça, em uma área de concessão fora dos limites do Parque Nacional Minkébé. Foto: James Morga/WWF Canon.
Acampamento de uma patrulha de combate à caça, em uma área de concessão fora dos limites do Parque Nacional Minkébé. Foto: James Morga/WWF Canon.

Os países da região tem envolvido às forças armadas e recrutado mais guardas florestais para combater a caça ilegal de elefantes, mas os esforços não têm sido suficientes. Para Huijbregts é necessário acabar também com a demanda por marfim dos países da Ásia Oriental, principalmente Tailândia.

Uma campanha internacional arrecada assinaturas para proibir o comércio de marfim. Clique aqui para saber mais.


Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. tácito augusto diz:

    Correção: Os elefantes possuem um excelente nível de memóri.


  2. tácito augusto diz:

    Eu concordo plenamente.Inclusive os elefantes possui um excelente nível de memória.