Reportagens

As propostas dos presidenciáveis para o meio ambiente

((o))eco dá início à sua cobertura das eleições de 2014 com a publicação dos principais programas e bandeiras ambientais dos presidenciáveis.

Daniel Santini ·
22 de julho de 2014 · 9 anos atrás

Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A partir de hoje, ((o))eco dá início à sua cobertura das eleições de 2014 com a publicação dos principais programas e bandeiras ambientais defendidos por cada um dos presidenciáveis. Essa série especial preparou um resumo detalhado das propostas relacionadas ao meio ambiente dos 11 candidatos à Presidência da República, tendo como base os programas protocolados no Tribunal Superior Eleitoral, em consulta feita em julho de 2014. Os documentos são, conforme indicado nos diferentes programas, a base sobre a qual serão desenvolvidos os planos de governo para os quatro anos seguintes. São cartas de intenções com diretrizes gerais e compromissos assumidos por cada um dos candidatos – base importante sobre as quais eles poderão ser cobrados no futuro.

As propostas cadastradas no sistema oficial estão todas em arquivo do tipo PDF e não obedecem padrão específico. Os arquivos originais, que serão disponibilizados para download na íntegra junto às análises, têm formatos e tamanhos diferentes, sendo o maior o do candidato Aécio Neves (PSDB), com 76 páginas, e o menor o de Zé Maria (PSTU), com 4 páginas. Todos foram examinados de maneira minuciosa e as principais ideias relacionadas ao meio ambiente foram destacadas e organizadas. Em cada texto, após uma breve contextualização dos principais pontos de cada programa, o leitor pode encontrar trechos destacados das principais propostas tais quais descritas nos programas, bem como a íntegra do capítulo relacionado ao meio ambiente, quando ele existe.

Cidadania e participação

Há documentos em que as propostas ambientais estão blocadas em capítulos e outros nos quais elas estão espalhadas, combinadas com diferentes temas. Na organização das informações, foram consideradas as propostas na íntegra, e não apenas os trechos referentes às políticas ambientais defendidas – assim, propostas de outras áreas que podem gerar impactos ambientais também foram destacadas. Ao organizar tais dados, ((o))eco pretende facilitar o acesso às informações e proporcionar aos leitores elementos para avaliar os candidatos, reflitir sobre os nossos problemas ambientais e debater suas soluções.

Gabinete Presidencial, onde são tomadas decisões sobre políticas ambientais. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Gabinete Presidencial, onde são tomadas decisões sobre políticas ambientais. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Os textos serão disponibilizados abaixo, conforme forem sendo publicados nos próximos dias. A série começa com as propostas da atual ocupante do Palácio do Planalto, a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, e segue com a apresentação de cada um dos candidatos em ordem alfabética. Os candidatos cujos programas têm menos de 15 páginas foram agrupados em dois blocos, divididos entre esquerda e direita. Esses rótulos são reducionistas, mas, já que é necessário nomeá-los, parecem os que melhor representam as semelhanças entre esses candidatos.

 

Use os links abaixo para navegar:

Dilma Rousseff (PT) – Código Florestal vira conquista ambiental no programa de Dilma Rousseff
Aécio Neves (PSDB)Programa de Aécio defende Marco Regulatório da Mineração
Eduardo Campos (PSB) Programa de Eduardo e Marina não descarta novas hidrelétricas
Eduardo Jorge (PV) Proposta de Eduardo Jorge apoia ampliar produção de etanol
Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) PSOL e PCB apresentam programas ambientais anticapitalistas
Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Pastor Everaldo (PSC) Propostas da direita incluem construção de usinas atômicas

 

 

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Reportagens
29 de setembro de 2023

Seca: passa de 100 o número de botos mortos em lago da Amazônia

Somente na quinta-feira (28) foram contabilizadas 70 novas mortes de botos-rosa e tucuxis no Lago Tefé (AM). Força tarefa foi criada para salvar população local

Notícias
29 de setembro de 2023

Cavalo-marinho é registrado pela primeira vez na Ilha das Palmas, na Baía de Guanabara

Peixe ósseo, considerado vulnerável, sofre com microplásticos, captura para aquários e poluição

Salada Verde
29 de setembro de 2023

Marina e Riedel prometem alinhar uma lei estadual pelo uso equilibrado do Pantanal

Grupo de trabalho terá 60 dias para contribuir com a proposta igualmente em debate no parlamento do Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta