A Amazônia é notícia. Interessa ao mundo inteiro. Mas isso não quer dizer que a cobertura diária reflita sua importância internacional. Por ser a maior floresta tropical do planeta, pelos seus imensos recursos naturais, pela sua significação para o equilíbrio ecológico mundial e, em especial, pelos conflitos que o desenvolvimento econômico lhe impõe, a Amazônia forma parte do imaginário popular e atrai o interesse da sociedade e da imprensa internacional. A demanda por informação fidedigna e original sobre a Amazônia é enorme e atravessa todas as barreiras – as físicas, as políticas e as linguísticas. Esta demanda é essencialmente gerada pelos 800 milhões de usuários da internet ao nível mundial.
Mas, a informação que circula pelo mundo sobre a Amazônia é em geral: (1) de segunda mão, ou seja, não originada diretamente na região, (2) de baixa qualidade ou muito fragmentada, (3) não é comentada ou interpretada, nem situada num contexto regional ou temporal e pelo tanto, é difícil de compreender e, (4) quase sempre é descontinuada.
O Eco Amazonia é uma iniciativa da Associação O Eco em parceria com a Fundação Avina, que através de sua Rede de Articulação Amazônia (Rede ARA) apoia o diálogo de entre pesquisa e jornalismo.
O objetivo principal de O Eco Amazonia é estabelecer uma rede de jornalistas, pesquisadores e líderes da sociedade cívil com integrantes de todos os países detentores da floresta amazônica – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Uma rede que contribua a satisfazer, mediante meios eletrônicos, a demanda por informação atualizada e fidedigna sobre a problemática ambiental da Amazônia. E publicar estas informações simultaneamente em português, espanhol e inglês, para acelerar sua troca entre um público de leitores e colaboradores a mais ampla possível.
O time de O Eco Amazonia
Conselho
Federico Bellone
Marc Dourojeanni
Marcos Sá Corrêa
Miguel Millano
Editor
Gustavo Faleiros
Produção Web
Paulo André Vieira
Editora assistente
Andreia Fanzeres
Administração
Nádia Santos
Voluntária
Tamiris Sato
Leia também
Soluções baseadas em nossa natureza
Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando →
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →