Reportagens

9 países, 1 floresta, 1 cobertura

O Eco Amazonia é uma iniciativa da Associação O Eco em parceria com a Fundação Avina, que através de sua Rede de Articulação Amazônia (Rede ARA) apoia o diálogo de entre pesquisa e jornalismo.

Paulo André Vieira ·
10 de março de 2010 · 14 anos atrás

A Amazônia é notícia. Interessa ao mundo inteiro. Mas isso não quer dizer que a cobertura diária reflita sua importância internacional. Por ser a maior floresta tropical do planeta, pelos seus imensos recursos naturais, pela sua significação para o equilíbrio ecológico mundial e, em especial, pelos conflitos que o desenvolvimento econômico lhe impõe, a Amazônia forma parte do imaginário popular e atrai o interesse da sociedade e da imprensa internacional. A demanda por informação fidedigna e original sobre a Amazônia é enorme e atravessa todas as barreiras – as físicas, as políticas e as linguísticas. Esta demanda é essencialmente gerada pelos 800 milhões de usuários da internet ao nível mundial.

Mas, a informação que circula pelo mundo sobre a Amazônia é em geral: (1) de segunda mão, ou seja, não originada diretamente na região, (2) de baixa qualidade ou muito fragmentada, (3) não é comentada ou interpretada, nem situada num contexto regional ou temporal e pelo tanto, é difícil de compreender e, (4) quase sempre é descontinuada.

O Eco Amazonia é uma iniciativa da Associação O Eco em parceria com a Fundação Avina, que através de sua Rede de Articulação Amazônia (Rede ARA) apoia o diálogo de entre pesquisa e jornalismo.

O objetivo principal de O Eco Amazonia é estabelecer uma rede de jornalistas, pesquisadores e líderes da sociedade cívil com integrantes de todos os países detentores da floresta amazônica – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Uma rede que contribua a satisfazer, mediante meios eletrônicos, a demanda por informação atualizada e fidedigna sobre a problemática ambiental da Amazônia. E publicar estas informações simultaneamente em português, espanhol e inglês, para acelerar sua troca entre um público de leitores e colaboradores a mais ampla possível.

O time de O Eco Amazonia

Conselho
Federico Bellone
Marc Dourojeanni
Marcos Sá Corrêa
Miguel Millano

Editor
Gustavo Faleiros

Produção Web
Paulo André Vieira

Editora assistente
Andreia Fanzeres

Administração
Nádia Santos

Voluntária
Tamiris Sato

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.