Salada Verde

Barbaridade, tche!

Essa é para quem acreditava que escravidão só era coisa ainda vista na Amazônia. Quatro escravos foram libertados nos últimos dias por agentes do governo federal em uma plantação de eucaliptos próxima à BR-158, na divisa das cidades de Cacequi e Rosário do Sul, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O fazendeiro Ricardo Peralta Pelegrine já havia sido flagrado, em novembro de 2007, por manter outros 39 trabalhadores em situação degradante. Em ambos os casos, a madeira era transformada em blocos de sustentação para trilhos, comprados pela multinacional América Latina-Logística. A empresa tem no currículo uma série de acidentes com derramamento de produtos químicos no sul do País.

Salada Verde ·
12 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
28 de outubro de 2026

Recém-descobertos e já ameaçados: cientistas descrevem três espécies de peixes

A descoberta dos peixes das nuvens, todos eles do Cerrado mineiro, alerta para o risco de extinção com avanço da soja e pecuária no bioma →

Salada Verde
28 de outubro de 2026

Instituto Coral Vivo premia 50 professores por projetos de educação oceânica

Selecionados de cinco regiões do país se reúnem no Rio de Janeiro para compartilhar experiências de educação oceânica desenvolvidas entre 2025 e 2026 →

Podcast
28 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #6 – Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia

Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.