Salada Verde

A volta do pó

Partes das regiões Central e Sul dos Estados Unidos entraram num período de estiagem há pouco mais de uma década. Mas agora, em certo lugares, a seca está pior do que esteve na década de 30, quando a falta de chuvas num dos principais cinturões agrícolas americanos produziu multidões de miseráveis e cenas de campos de trigo virando imensos areiais. Quem informa sobre a situação é o Earth Observatory, da Nasa. Essas duas imagens de satélite da área de Boise, a primeira tirada em julho de 2007 e a segunda em julho deste ano, mostram como a seca está fazendo o verde sumir da superfície. No condado do Cimarron, também em Oklahoma, a precipitação nos últimos anos foi mais baixa do que a média registrada por lá nos anos 30, quando o município fazia parte do que ficou então conhecido como o Cinturão da Poeira.

Salada Verde ·
13 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
12 de junho de 2026

Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca

Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos

Análises
12 de junho de 2026

Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades

No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais

Notícias
12 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A

Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.