Salada Verde

Degelo em ritmo intenso

Há exatamente um ano, os satélites detectaram uma cobertura de gelo no Ártico pouco acima dos 2.6 milhões de quilômetros quadrados. Desde que esse tipo de medição começou, em 1979, foi o nível mais baixo de superfície branca na região. Agora que o primeiro dia do mês de setembro anuncia as últimas três semanas de verão no Hemisfério Norte, cientistas do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo afirmaram que o recorde ainda poderá ser batido. As conclusões não param por aí. De acordo com estudos, a temporada quente derrete mais água do que o inverno solidifica. Com isso, reflete-se menor soma de energia proveniente do sol, fato que agrava o aquecimento. A notícia é do The New York Times.

Salada Verde ·
1 de setembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
31 de março de 2026

Governo acelera obras na BR-319 antes de resolver entraves ambientais

Com R$ 678 milhões em licitação, intervenções avançam na rodovia entre Manaus e Porto Velho; Edital para pavimentação do trecho do meio está previsto para sair em abril

Reportagens
31 de março de 2026

Entre ficar e sair: os desafios da juventude nas comunidades da Amazônia

Falta de educação, poucas oportunidades e ausência de políticas públicas impulsionam o êxodo rural entre jovens nas comunidades do Rio Arapiuns, no oeste do Pará

Reportagens
31 de março de 2026

Jornalismo ambiental em tempos de crise planetária: entre o sinal de alerta e a esperança

Fórum Internacional realizado na Itália reafirma a importância do acesso à informação qualificada diante de riscos socioambientais globais que se somam às guerras e à desinformação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.