Salada Verde

No coração da Antártica

As pesquisas brasileiras na Antártica sempre aconteceram na periferia daquele continente, onde o gelo muda e derrete constantemente. Dia 20 de novembro, parte a primeira expedição nacional rumo ao coração da imensidão branca no sul do planeta. Pesquisadores gaúchos, cariocas e chilenos montarão acampamento a 2 mil quilômetros da Base Almirante Ferraz, enfrentando com barracas as temperaturas de até -35ºC do Verão regional. De lá, avançarão mais 400 quilômetros para perfurar o gelo e investigar variações climáticas e químicas da atmosfera nos últimos 500 anos. O time é liderado pelo glaciologista Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele já participou de 18 expedições no Ártico e na Antártica e foi o primeiro brasileiro a atingir o Pólo Sul a pé, no Verão de 2004/2005. A aventura científica é a primeira de uma série e integra as atividades do chamado Ano Polar Internacional.

Salada Verde ·
16 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
22 de maio de 2026

O papel das pessoas na recuperação de um rio

A transformação do Córrego Tiquatira de esgoto a céu aberto a parque, repleto de gente e atividades revela um componente essencial: o pertenciment

Salada Verde
22 de maio de 2026

STF valida redução de área protegida no Pará para abrir caminho à Ferrogrão

Supremo considera constitucional mudança nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, em decisão que favorece projeto ferroviário alvo de críticas socioambientais

Reportagens
22 de maio de 2026

Arborização urbana esbarra na falta de continuidade das prefeituras

Metas e dispositivos legais existem, mas a falta de coordenação, orçamento próprio e problemas de gestão figuram como grandes empecilhos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.