Salada Verde

Alerta sobre alimentos em mundo mais quente

A revista Science traz neste mês um artigo que mostra a situação tenebrosa da escassez de alimentos num planeta mais quente. Pesquisadores das universidades de Washinghton e Standford analisaram os 23 modelos climáticos entre 2050 e 2090, elaborados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e dizem que até o final deste século o aumento das temperaturas nos trópicos e nas zonas subtropicais vai superar até mesmo os mais altos picos registrados entre 1900 e 2006. Destacam que os estragos provocados na agricultura mundial por causa do calor, como no verão de 2003 na França, em 1972 na antiga União Soviética, além das décadas de seca na região do Sahel, na África já são uma amostra do que será o clima no futuro. A solução, eles dizem, será diversificar os sistemas de irrigação e desenvolver variedades de grãos mais tolerantes ao calor e às secas que vêm por aí.

Salada Verde ·
8 de janeiro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
17 de março de 2026

Projeto que barra fiscalização ambiental remota ganha urgência na Câmara

Associação de servidores emite nota expressando preocupação. Ibama tem apenas 752 agentes para atender universo de mais de 100 mil alertas por ano

Colunas
17 de março de 2026

Talvez o sertão não vire mar, mas o litoral brasileiro já está virando 

Quando a vegetação costeira desaparece e a urbanização avança até a linha da praia, não é apenas o ecossistema que se fragiliza

Notícias
17 de março de 2026

Fiscais do Ibama sofrem emboscada durante operação contra madeira ilegal no Amazonas

Servidores foram atacados e tiveram o veículo incendiado durante operação na Terra Indígena Tenharim-Marmelos, em Manicoré

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.