Salada Verde

Seguro obrigatório para empresas

A Superintendência de Seguros Privado (Susep), autarquia do Ministério da Fazenda, estuda uma nova e polêmica proposta na área da legislação ambiental: a criação da obrigatoriedade de contratação de seguros de responsabilidade civil para cobertura de danos ambientais. Se não contratarem o seguro as empresas poderão ter seus licenciamentos negados. A idéia é criar uma companhia estatal, com participação da iniciativa provada, para garantir a cobertura dos danos à empresa. Em um primeiro momento, a seguradora repararia o dano ambiental e, se comprado que ele foi causado por culpa de conduta inadequada da empresa, e não um fenômeno natural, a entidade vai ajuizar ação regressiva há Justiça. Se aprovado na Susep, o anteprojeto passar à avaliação do Congresso. Dois projetos semelhantes tramitam na Câmara desde 2003, mas um deles já foi arquivado. A notícia é do Valor Econômico.

Salada Verde ·
19 de fevereiro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.