Salada Verde

Acordo sobre assentamentos no MT

Ministério Público Federal determina ao Incra que defina um plano de trabalho para retomar lotes de terras ocupados ilegalmente em todo o estado do Mato Grosso.

Salada Verde ·
7 de abril de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Conforme o Ministério Público Federal no Mato Grosso (MPF/MT), o Incra assinará um documento se comprometendo a elaborar um plano para retomar “lotes da reforma agrária” ocupados irregularmente em todas as regiões daquele estado. A medida foi acertada após um dia de discussões provocadas por um seminário entre as instituições na última sexta-feira (3). A proposta de trabalho trará prazos a serem cumpridos e sua elaboração contará com a participação de entidades como Movimento dos Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Comissão Pastoral da Terra e Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.
 
O procurador da República Mário Lúcio de Avelar participou do evento e alfinetou o órgão estatal, comentando que “É preciso transparência por parte do Incra, é importante que saibamos sobre os assentamentos, sobre as famílias, sobre os créditos concedidos para que a gente possa envolver os movimentos sociais para contribuir na fiscalização”. Mais informações aqui.
 
Além disso, representantes do órgão presentes ao debate lembraram que o Incra está na maior pindaíba, sem gente e sem infra-estrutura para gerenciar e consolidar assentamentos. Se continuar assim, o Brasil terá cada vez mais assentamentos e menos reforma agrária. Um estudo feito no Rio Grande do Sul mostrou rotatividade de 30% nos assentamentos. Os motivos mais prováveis, conforme a autarquia, são mortes por conflitos, troca de lotes entre assentados e abandono de lotes.
 
A medida definida pelo MPF/MT também pode ter reflexos interessantes nas rusgas entre Incra e Ibama sobre perdas de florestas em assentamentos. No último capítulo, a primeira autarquia federal acusou a segunda de não distinguir entre derrubadas legais e ilegais no Mato Grosso.
 
Saiba mais:
Boca de siri
Pente-fino no Incra

A reconstrução ambiental de Carlinda

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
17 de março de 2026

Projeto que barra fiscalização ambiental remota ganha urgência na Câmara

Associação de servidores emite nota expressando preocupação. Ibama tem apenas 752 agentes para atender universo de mais de 100 mil alertas por ano

Colunas
17 de março de 2026

Talvez o sertão não vire mar, mas o litoral brasileiro já está virando 

Quando a vegetação costeira desaparece e a urbanização avança até a linha da praia, não é apenas o ecossistema que se fragiliza

Notícias
17 de março de 2026

Fiscais do Ibama sofrem emboscada durante operação contra madeira ilegal no Amazonas

Servidores foram atacados e tiveram o veículo incendiado durante operação na Terra Indígena Tenharim-Marmelos, em Manicoré

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.