Salada Verde

Ações judiciais contra pecuária

Ministério Público Federal ajuíza ações contra frigoríficos, fazendas e série de empresas que participam da devastação da Amazônia por meio da cadeia econômica da pecuária.

Salada Verde ·
1 de junho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Como adiantado por O Eco, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou hoje ações contra 21 fazendas e 13 frigoríficos que participam da devastação da Amazônia por meio da cadeia econômica da pecuária. Elas exploram gado ilegalmente em áreas desmatadas no sudeste do Pará. Algumas fazendas, mesmo embargadas pelo governo, insistiram na criação de gado; outras, acumulavam multas por crimes ambientais. O desmatamento acumulado nessas localidades é superior a 150 mil hectares.

As ações movidas pelo MPF pedem indenizações de R$ 2,9 bilhões. A lista de réus envolve seis fazendas da Agropecuária Santa Bárbara, da família do banqueiro Daniel Dantas, e o frigorífico Bertin.

Além das ações judiciais, o MPF enviou 69 notificações para supermercados, fábricas de cosméticos, indústrias calçadistas e outras empresas que compram produtos bovinos oriundos do desmatamento ilegal em terras paraenses. As empresas Carrefour, Makro, Pão de Açúcar, Perdigão, Wal-Mart, Ypê, entre outras, passam a ser consideradas como co-participantes dos danos ambientais se persistirem na compra de carne e outros produtos bovinos vindos de áreas de desmatamento.

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.