Salada Verde

Vôo noturno do avião solar

Aeronave desenvolvida na Suíça deve realizar este mês seu primeiro vôo durante a noite. Meta é volta ao mundo, carregando um piloto.

Salada Verde ·
23 de junho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Dia 26 será apresentado na Suíça um modelo de avião movido à energia solar. O projeto é desenvolvido desde 2003, e testes rigorosos foram realizados nos últimos três anos. Mas agora, a empreitada é diferente. Chamado de Solar Impulse, terá um enorme e novo desafio nos próximos dias: realizar seu primeiro vôo noturno, mantido pelas baterias.

Para o ano que vem, estão previstas viagens cruzando os Estados Unidos e depois o Oceano Atlântico e, em maio de 2011, deve acontecer uma volta ao mundo tripulada, com escalas em todos os continentes.

O modelo tem 80 metros de ponta à ponta das asas, perfazendo uma grande área para captação de energia. O projeto é encabeçado pelo balonista Bertrand Piccard e financiado em parte por empresas como Solvay, Omega, Deutsche Bank e Altran. Também há parceria técnica da Agência Espacial Européia e da Dassault.

Mais informações aqui.

Leia também

Análises
15 de janeiro de 2026

Autogestão comunitária como princípio de Justiça Ambiental

Livres consultas recíprocas estabeleceram benefícios econômicos para todos, que assumem práticas ambientalmente corretas sem sacrificar individualidade alguma

Externo
15 de janeiro de 2026

Por que forçar as pessoas a adotar práticas ecológicas pode sair pela culatra

Um novo estudo revela um dilema para a política climática: as pessoas não gostam quando dizem a elas o que fazer

Por Tik Root
Notícias
15 de janeiro de 2026

Saúde na Amazônia precisa ser redesenhada diante da crise climática, defendem pesquisadores

SUS na Amazônia precisa se adaptar às mudanças climáticas, incorporando saberes tradicionais, indicadores locais e estratégias de cuidado ajustadas ao território, apoiam

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.