Salada Verde

Esgoto na Lagoa dos Barros

Projeto ligado ao PAC vai despejar efluentes em manancial no litoral gaúcho. Prefeituras e ambientalistas discordam da empreitada.

Salada Verde ·
13 de novembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Iniciativa da prefeitura de Osório, no litoral gaúcho, está deixando cidadãos em alerta. O projeto ligado ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê a instalação de uma estação de tratamento de esgotos às margens da Lagoa dos Barros e o despejo de efluentes em suas águas. A empreitada tem aval dos órgãos estaduais, mas está deixando a prefeitura vizinha de Santo Antônio da Patrulha, ambientalistas e cidadãos preocupados com possível contaminação das águas e prejuízos ao meio ambiente e ao turismo. Administradores públicos de Osório dizem que não há perigo de poluição, pois a estação de tratamento usaria das tecnologias mais avançadas. Mas os patrulhenses seguem questionando, já que o município tem mais de vinte lagoas e procurou justamente aquela para despejar seus resíduos..

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 10

  1. Mara diz:

    Total disrespeito com os cidadãos Patrulhenses isso é a inveja pq eles não tem um ponto turístico que atrai nem a metade do público que a nossa lagoa atrai,espero que providências sejam tomadas,vão largar essas imundices nas lagoas de vocês invejosos


  2. Alexandre diz:

    O problema é que Osório tem que tratar seu esgoto o mais rápido possível, é inaceitável poluir 3 lagoas como ocorre hoje porque não põe a estação de tratamento em funcionamento, a ignorância das pessoas e falta de compromisso do poder público está acabando com o Marcelino, Peixoto e Pinguela!


  3. luis diz:

    A CAUSA DOS DESPEJOS E POLUENTES ENCONTRADOS NA LAGOA DOS BARROS ESTÃO SENDO ANALISADOS PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS DOS DOIS MUNICÍPIOS…
    NÃO FICA BEM CLARO ONDE STO ANTONIO ESTA LARGANDO SEUS DEJETOS…MAIS PREOCUPANTE O FATO DE STO ANTONIO TER UM ÍNDICE DE INDUSTRIALIZAÇÃO MAIOR QUE OSORIO…


  4. Elaine diz:

    Gente e uma pena isso ,uma lagoa tão maravilhosa ,e poluída, era o único lugar que eu veraneio ,eu estou muito chateada com isso .


  5. Luciana Fernandes diz:

    Logicamente não é um empreendimento bom, caso
    Fosse Osório iria utilizar-se das Várias lagoas
    Que possui em seu território.


    1. Gilberto diz:

  6. Andre Rocha diz:

    Cadê as autoridades. Isto tem que parar já está morrendo peixes


  7. Mario Fernandes diz:

    No discurso tudo muito bem, mas na prática essas "tecnologias modernas" sabemos que não darão conta e o esgoto vai parar mesmo é na lagoa. Pressionar contra a instalação já!


  8. Ana Clara Maciel diz:

    Às tecnologias utilizadas não é das mais modernas e está funcionando fora dos patrões. Documentalmente comprovado.


    1. Gilberto diz:

      Não está funcionando pois existe uma ação que está trancando