Salada Verde

Memória do montañismo

Espanha projeta para este ano seu primeiro museu nacional para resgatar, preservar e difundir a prática desse esporte em altitude.

Salada Verde ·
19 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Para abrigar e recuperar o patrimônio cultural dos esportes de montanha, a Espanha projeta criar este ano seu primeiro museu nacional do montanhismo, no Vale de Liébana, aos pés dos Picos de Europa. O local reunirá textos, pinturas, fotografias, livros, revistas, filmes e material de alpinismo que foram criados e usados ao longo de vidas dedicadas às altitudes. Tudo para que as gerações que chegam conheçam e desfrutem das histórias do esporte em um local aberto a todos.

O museu ocupará um prédio com 1.500 metros quadrados cedido pelo município de Cillórigo de Liébana, onde por muitos anos se produziram os vinhos Tostadillo de Liébana e próximo ao parque nacional Picos de Europa. Conforme informações do site Desnivel.com, o projeto ambicioso cria um ambiente dinâmico, em movimento contínuo e não uma simples exposição de relíquias, atraindo conferências, apresentações de livros, filmes, seminários e cursos, além do natural intercambio de acervo com outros centros internacionais similares. 

Em junho 2002, o renomado alpinista tirolês Reinhold Messner participou da inauguração de um museu da montanha no centro de visitantes El Dornajo, acessível pela estrada que liga Granada à Sierra Nevada, no sul da Espanha.

Leia também

Notícias
10 de fevereiro de 2026

Amazônia registra maior número de queimadas da última década em janeiro

Queimadas acima da média também foram registradas em outros biomas, como Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica

Salada Verde
10 de fevereiro de 2026

Plano Clima concentra metas, mas especialistas apontam lacunas na implementação

Sumário executivo sintetiza metas e compromissos climáticos do país, mas análises apontam indefinições sobre execução, financiamento e o nível real de esforço para cumprir as promessa

Salada Verde
10 de fevereiro de 2026

Vale precisa apresentar esta semana plano para conter danos do vazamento em Congonhas

Justiça deu prazo de 5 dias para apresentação do documento voltado majoritariamente ações ambientais, com multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.