Salada Verde

Memória do montañismo

Espanha projeta para este ano seu primeiro museu nacional para resgatar, preservar e difundir a prática desse esporte em altitude.

Salada Verde ·
19 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Para abrigar e recuperar o patrimônio cultural dos esportes de montanha, a Espanha projeta criar este ano seu primeiro museu nacional do montanhismo, no Vale de Liébana, aos pés dos Picos de Europa. O local reunirá textos, pinturas, fotografias, livros, revistas, filmes e material de alpinismo que foram criados e usados ao longo de vidas dedicadas às altitudes. Tudo para que as gerações que chegam conheçam e desfrutem das histórias do esporte em um local aberto a todos.

O museu ocupará um prédio com 1.500 metros quadrados cedido pelo município de Cillórigo de Liébana, onde por muitos anos se produziram os vinhos Tostadillo de Liébana e próximo ao parque nacional Picos de Europa. Conforme informações do site Desnivel.com, o projeto ambicioso cria um ambiente dinâmico, em movimento contínuo e não uma simples exposição de relíquias, atraindo conferências, apresentações de livros, filmes, seminários e cursos, além do natural intercambio de acervo com outros centros internacionais similares. 

Em junho 2002, o renomado alpinista tirolês Reinhold Messner participou da inauguração de um museu da montanha no centro de visitantes El Dornajo, acessível pela estrada que liga Granada à Sierra Nevada, no sul da Espanha.

Leia também

Notícias
25 de junho de 2024

Queimadas já atingiram mais de 600 mil hectares no Pantanal

Área queimada em 2024 é 143% maior do que o registrado em 2020, quando um terço do bioma foi devastado. Incêndios devem ultrapassar 2 milhões de hectares este ano

Salada Verde
25 de junho de 2024

Florestas de todos

Plataforma governamental reúne informações sobre um dos (ainda) maiores remanescentes planetários de vegetação nativa

Reportagens
25 de junho de 2024

Dinastia Amazônia – Parte II

China se alastra por infraestrutura brasileira e impõe seu modelo de “civilização ecológica” de crescimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.