Salada Verde

Natureza e má educação

Na região de Paraty, governos apertam cerco contra má conduta em ambientes naturais durante o Carnaval.

Salada Verde ·
15 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Visitantes que se aventuram durante este Carnaval no parque nacional da Serra da Bocaina, na área de proteção ambiental Cairuçu e na reserva ecológica da Juatinga, na região de Paraty (RJ), estão topando com uma dezena de postos de controle e contagem, onde preenchem um questionário e recebem panfletos com informações. A idéia do Instituto Chico Mendes é conhecer quantidades e perfis dos turistas, como chegam até lá, onde ficam hospedados e, depois, usar esses dados para melhorar o acesso e infraestrutura daquelas unidades de conservação. 

O órgão também promete, para este ano, avaliar a capacidade dos pontos de acampamento dentro das áreas protegidas, driblando zonas de risco de inundação, queda de árvores ou deslizamentos de terra. Com todos esses levantamentos, já a partir de 2011 o acesso de visitantes às unidades poderá ser limitado. Afinal, número excessivo de turistas em curto espaço de tempo, mal educados ou não, costuma deixar estragos profundos nos ambientes naturais. Trindade, antiga vila de pescadores, recebeu em uma semana cerca de 35 mil visitantes, número semelhante à população do município de Paraty. Os governos federal, estadual e entidades também anunciam que estão tentando coibir camping em locais irregulares, fogueiras, coleta de plantas e pichações.

Também seria uma boa atitude ampliar a fiscalização sobre as embarcações perigosamente lotadas de turistas que espalham lixo, bagunça e destruição de corais em Paraty. Afinal, tem muito brasileiro que adora um ambiente natural, desde que não precise seguir qualquer regra durante a visitação.

Leia também

Reportagens
13 de janeiro de 2026

Justiça arbitra disputa sobre EIA/Rima de aeródromo no Porto do Açu

Inea sustenta que estudo é indispensável para autorizar exploração comercial do heliporto da Aeropart, incluindo cobrança de tarifas

Análises
13 de janeiro de 2026

Justiça climática, por uma transição inclusiva nos modelos de produção

A justiça climática, combinada à reparação histórica, garante que os grupos mais afetados tenham sua voz ouvida e acesso a recursos

Notícias
13 de janeiro de 2026

Super-ricos esgotam em dias sua cota anual de carbono, aponta relatório da Oxfam

Relatório expõe concentração extrema das emissões entre super-ricos, influência política sobre a agenda climática e impacto desproporcional sobre populações mais vulneráveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.