Salada Verde

Ameaça nas alturas

Estudo revela que proteger ambientes de alta montanha vai ser essencial para garantir a preservação de aves. Ideal é criar corredores de conservação.

Salada Verde ·
10 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A criação de corredores de áreas protegidas em ambientes montanhosos é fundamental para proteger pássaros que vivem em altitudes elevadas contra as mudanças climáticas. Em um estudo publicado nesta terça-feira, na Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, os pesquisadores Walter Jetz e Frank La Sorte, da Universidade de Yale, analisaram como espécies de pássaros encontrados em grandes altitudes reagem a diferentes cenários de aumento da temperatura.

A equipe de Yale estudou uma centena de espécies de pássaros que vivem em ambientes de altas altitudes e comparou a distribuição destas espécies com projeções de mudanças de temperatura. Os pesquisadores descobriram que, quando as temperaturas aumentam, espécies de montanhas respondem ocupando áreas mais altas e temperadas.

Um terço das espécies estudadas pode desaparecer quando elas não conseguem migrar para áreas mais altas e temperadas. Este número cai pela metade, quando os pássaros encontram refúgio em áreas próximas. De acordo com Walter Jetz, professor de Ecologia e Biologia Evolutiva, as espécies que vivem em altitudes elevadas são muito vulneráveis ao aumento da temperatura. “Nossas projeções globais determinam com precisão milhares de espécies de pássaros em perigo e muitas vezes sem nenhum lugar para ir” “Conhecer as conseqüências biológicas das mudanças climáticas é uma das mais urgentes jornadas científicas dos nossos dias”, afirma La Sorte. “Particularmente para montanhas e espécies que as habitam, que nós consideramos especialmente suscetíveis às mudanças climáticas”, completa.(Vandré Fonseca)

Leia também

Notícias
8 de novembro de 2024

A pressa para catalogar espécies de insetos antes que sejam extintas

Editores de 𝘐𝘯𝘴𝘦𝘵𝘰𝘴 𝘥𝘰 𝘉𝘳𝘢𝘴𝘪𝘭, professores pesquisadores da UFPR estimam que há mais espécies para serem descobertas do que as mapeadas até agora

Análises
8 de novembro de 2024

Obstrução da COP16: a distância entre o discurso e a prática

Nem os países ricos nem os países demandadores de recursos, em boa parte, têm dado uma demonstração mais efetiva de que estão realmente determinados a gerar alterações em seus modelos de desenvolvimento

Salada Verde
8 de novembro de 2024

Projeto lança livro inédito dedicado aos manguezais do Sul do Brasil

O livro Mangues do Sul do Brasil será lançado nesta sexta (8) pelo projeto Raízes da Cooperação, em evento realizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça (SC)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.