Salada Verde

Morre o pequeno peixe-boi resgatado

Oitavo filhote da espécie resgatado este ano tinha aproximadamente dois meses e apenas 11 kg, quando já deveria pesar em torno de 20 kg.

Redação ((o))eco ·
7 de julho de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Na manhã desta quarta publicamos que os Voluntários da Associação Amigos do Peixe-Boi estavam preocupados com o estado de saúde de Iara, oitavo filhote da espécie resgatado este ano pela associação. Com aproximadamente dois meses, ela tem apenas 11 kg, quando já deveria pesar em torno de 20 kg. Mas acabamos de ser informados de a pequenina resgatada a 118 quilômetros de Manaus, morreu nesta quarta-feira à tarde.

Infelizmente, o histórico de peixes-bois resgatados com problemas de saúde não traziam esperança à Iara. Dois outros que estavam em situação até melhor do que ela não sobreviveram.

O animal precisou de uma sonda para se alimentar, porque não aceitou bem a mamadeira. Além disto, demonstra pouca disposição. “Ela está magra, debilitada, estressada, mas não está com nenhum machucado aparente”, afirmou a veterinária da Ampa, Paula de Souza no dia do resgate. De acordo com ela, o estado de saúde do filhote indica que ele foi separado há algum tempo da mãe, desde antes de ser encontrado pelos pescadores.

A Ampa manteve o nome dado ao filhote pela Comunidade, que foi levada a um tanque no Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde era tratada. Iara foi resgatada no início da semana, em Autazes, interior do Amazonas. Ela havia sido encontrada por pescadores, que cuidaram o animal até a chegada da equipe da Ampa. Iara foi levada em um hidroavião até Manaus. Veja vídeo do resgate abaixo (Vandré Fonseca)

Leia também

Notícias
3 de fevereiro de 2026

Amazonas renovará licença ambiental com uso de AI

Norma do IPAAM permite uso de inteligência artificial e autodeclaração para renovar Licença de Operação de indústrias; Órgão defende novo dispositivo

Salada Verde
3 de fevereiro de 2026

APIB alerta que acordo UE–Mercosul ameaça direitos indígenas e agrava crise climática

Entidade afirma que tratado comercial amplia pressão sobre territórios, ignora consulta prévia e transfere custos socioambientais ao Sul Global

Institucional
3 de fevereiro de 2026

Diagnóstico Interno de Diversidade da Associação O Eco

Este diagnóstico apresenta o primeiro levantamento sistematizado de diversidade e representatividade realizado pela Associação O Eco. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da transparência institucional e no aprofundamento do compromisso da organização com a reflexão crítica sobre quem são as pessoas que constroem, cotidianamente, o trabalho da associação. A realização deste diagnóstico só

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.