Na manhã desta quarta publicamos que os Voluntários da Associação Amigos do Peixe-Boi estavam preocupados com o estado de saúde de Iara, oitavo filhote da espécie resgatado este ano pela associação. Com aproximadamente dois meses, ela tem apenas 11 kg, quando já deveria pesar em torno de 20 kg. Mas acabamos de ser informados de a pequenina resgatada a 118 quilômetros de Manaus, morreu nesta quarta-feira à tarde.
Infelizmente, o histórico de peixes-bois resgatados com problemas de saúde não traziam esperança à Iara. Dois outros que estavam em situação até melhor do que ela não sobreviveram.
O animal precisou de uma sonda para se alimentar, porque não aceitou bem a mamadeira. Além disto, demonstra pouca disposição. “Ela está magra, debilitada, estressada, mas não está com nenhum machucado aparente”, afirmou a veterinária da Ampa, Paula de Souza no dia do resgate. De acordo com ela, o estado de saúde do filhote indica que ele foi separado há algum tempo da mãe, desde antes de ser encontrado pelos pescadores.
A Ampa manteve o nome dado ao filhote pela Comunidade, que foi levada a um tanque no Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde era tratada. Iara foi resgatada no início da semana, em Autazes, interior do Amazonas. Ela havia sido encontrada por pescadores, que cuidaram o animal até a chegada da equipe da Ampa. Iara foi levada em um hidroavião até Manaus. Veja vídeo do resgate abaixo (Vandré Fonseca)
Leia também
Entrando no Clima #42 | Texto final da COP 29 frustra em todos os pontos
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →