Salada Verde

Proteção aos tigres asiáticos

Governo de Myanmar anuncia que  vale de Hukaung tornara-se área de proteção ambiental de tigres cuja população atual é menor do que 3000 indivíduos

Redação ((o))eco ·
5 de agosto de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Visualizar Hukaung em um mapa maior

O Governo de Myanmar anunciou formalmente que o vale do Hukaung inteiro será declarado como área de Proteção dos Tigres. A declaração oficial protege uma área do tamanho de  Vermont e marca um dos maiores passos para a conservação de uma das espécies mais ameaçadas do planeta, cuja população selvagem atual é menor do que 3000 indivíduos.
 
Em 2004, o governo de Myanmar designou 4 mil quilômetros quadrados do Vale de Hukaung com um santuário inviolável da vida selvagem, com base na primeira expedição biológica até a área em 1999, conduzida por Dr. Alan Rabinowitz, presidente e CEO do grupo Panthera de conservação de gatos selvagens e membro do Departamento Florestal para a Conservação do Programa Myanmar.
 
A designação estendeu a área de proteção em 7,2 mil quilômetros quadrados, e é resultado de muitos anos de trabalho duro tentando engajar grupos locais da região.  A conservação visa alguns dos mais importantes ecossistemas, incluindo os pântanos, para a conservação a longo prazo dos grandes mamíferos como os tigres, leopardos e os elefantes asiáticos.

“Venho sonhando com esse dia há muitos anos”, disse Rabinowitz. “Os passos que demos em 2004 foram inovadores, porém proteger esse vale inteiro para garantir que os tigres possam viver e vagar por aí livremente é uma grande mudança”.
 
Rabinowitz reconhece as contribuições do Embaixador Joseph Verner Reed, Segundo Secretário Conselheiro geral e especial das Nações Unidas por sua ajuda na designação da área de proteção. “O embaixador Reed fez esforços consistentes na relação entre a importância da area com a urgência de iniciativas governamentais de proteção das autoridades de Myanmar, papel crucial para transformar esse projeto em realidade”.

Leia também

Notícias
10 de dezembro de 2025

STF inicia novo julgamento do Marco Temporal

Primeiro dia de votação no Supremo foi marcado por mobilização nacional do movimento indígena; Ações questionam a constitucionalidade da lei do marco, aprovada em 2023

Salada Verde
10 de dezembro de 2025

Coiab reage à aprovação da PEC do Marco Temporal e alerta para retrocesso constitucional

Aprovada às pressas, a PEC 48/2023 reacende disputa sobre direitos territoriais e ameaça a proteção socioambiental garantida pela Constituição

Salada Verde
10 de dezembro de 2025

Decisão do Congresso sobre licenciamento amplia litígios e riscos ambientais, dizem procuradores

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público Federal (Abrampa) diz que lei do licenciamento é o maior ataque à política ambiental do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.