Salada Verde

Reportagem de ((o))eco entre as melhores da América Latina

Série sobre os bosques de araucária publicadas em janeiro de 2009 foi escolhida entre as seis melhores reportagens do prêmio Reuters-IUCN Biodiiversidade.

Redação ((o))eco ·
15 de setembro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Nesta semana, a série de ((o))eco sobre os bosques de araucária publicadas em janeiro de 2009 foi escolhida entre as seis melhores reportagens do prêmio Reuters-IUCN Biodiiversidade na categoria regional América Latina. Escritas pelo repórter Aldem Bourscheit, os textos revelam os desafios econômicos para tornar sustentável a exploração das sementes da araucária (o famoso pinhão) nos municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para realizar a reportagem, Bourscheit empreendeu uma viagem pelo interior de Santa Catarina, visitando famílias coletoras de pinhão. A investigação jornalística evidenciou que a colheita de pinhões tem trazido renda para centenas de famílias no planalto catarinense, mantendo pessoas no campo e remanescentes de florestas com araucárias em relativo estado de conservação.  O prêmio principal foi dado à reportagem “Más vida en el desierto” de Erick Falcon, da revista mexicana Día Siete.

Clique aqui para ler a série completa “O futuro nas sementes da araucária”

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.