Salada Verde

EUA financiam florestas na Indonésia

Americanos anunciam parceria com país asiático. Greenpeace lança desafio para que Obama vá além do dinheiro já oferecido.

Redação ((o))eco ·
10 de novembro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Na Conferência de Jacarta, que reuniu os presidentes dos EUA e da Indonésia, Barack Obama and Susilo Bambang Yudhoyono , o Greenpeace desafiou os americanos a aumentar substancialmente o apoio financeiro para reduzir o desmatamento e reduzir emissões da gases estufas na Indonésia, o terceiro maior emissor de gases do mundo.

O desafio inclui a cooperação direta entre os países para proteção das florestas e ecossitemas tropicais, maior administração dos gastos, e garantia da qualidade de vida das comunidades que dependem desses recursos.

A Parceria EUA-Indonésia inclui 7 milhões de dólares para criação de um Centro de Mudanças Climáticas e investimentos iniciais de 10 milhões para projetos de proteção ambiental. O acordo ainda agrega a parceria com a Solusi (Ciência, Oceanos, Uso da Terra, Sociedade e Inovação) com 119 milhões de dólares, o que inclui diversas iniciativas ambientais, como um Acordo para Conservação de Florestas Tropicais e Projeto de Suporte ao Clima e à Gestão Florestal.

A Indonésia ainda irá divulgar, no encontro sobre o clima em Cancun, suas negociações com a Noruega, que oferece 1 bilhão de dólares no financiamento de projetos de proteção florestal. (Laura Alves)

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.