Na Conferência de Jacarta, que reuniu os presidentes dos EUA e da Indonésia, Barack Obama and Susilo Bambang Yudhoyono , o Greenpeace desafiou os americanos a aumentar substancialmente o apoio financeiro para reduzir o desmatamento e reduzir emissões da gases estufas na Indonésia, o terceiro maior emissor de gases do mundo.
O desafio inclui a cooperação direta entre os países para proteção das florestas e ecossitemas tropicais, maior administração dos gastos, e garantia da qualidade de vida das comunidades que dependem desses recursos.
A Parceria EUA-Indonésia inclui 7 milhões de dólares para criação de um Centro de Mudanças Climáticas e investimentos iniciais de 10 milhões para projetos de proteção ambiental. O acordo ainda agrega a parceria com a Solusi (Ciência, Oceanos, Uso da Terra, Sociedade e Inovação) com 119 milhões de dólares, o que inclui diversas iniciativas ambientais, como um Acordo para Conservação de Florestas Tropicais e Projeto de Suporte ao Clima e à Gestão Florestal.
A Indonésia ainda irá divulgar, no encontro sobre o clima em Cancun, suas negociações com a Noruega, que oferece 1 bilhão de dólares no financiamento de projetos de proteção florestal. (Laura Alves)
Leia também
2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC
Acordo de Paris não está perdido, diz serviço climatológico europeu. Confira a galeria de imagens com os principais eventos extremos de 2024 →
Obra milionária ameaça sítio arqueológico e o Parna da Chapada dos Guimarães, no MT
Pesquisadores, moradores e empresários descrevem em documentário os prejuízos da intervenção no Portão do Inferno →
Soluções baseadas em nossa natureza
Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando →