
Um tamanduaí foi resgatado por turistas enquanto tentava atravessar a rodovia PA 481, no município de Barcarena, a 123 km de Belém, Capital do Pará. Ele apresentava cerca de 15 cm de comprimento (sem a cauda) e 300 g de peso. Resgatado, o mamífero foi entregue na sexta-feira (14/01) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Pará em uma caixa de sapato e, depois de examinado, devolvido a uma área segura de floresta.
O tamanduaí Cyclopes Didactylus, conhecido como tamanduaí-seda ou tamanduaí-anão, é o menor da espécie do mundo. De hábitos noturnos, se alimenta basicamente de insetos, principalmente formigas. Vive enrolado nas copas das árvores e é um animal bastante discreto.
Por ser tão pequeno e viver nos topos das árvores, foi muito pouco estudado. Não está incluido na lista de animais em extinção, mas o desmatamento é fator crucial para a sobrevivência da espécie.
“Tivemos sorte de o bicho, que é muito pequeno e lento, ter sido visto antes de ser atropelado”, diz o chefe da Divisão de Fauna do Ibama no Pará, Leandro Aranha. Segundo ele, apesar da falta de estatísticas, é grande o número de morte de animais por atropelamentos em todo o Pará. “Um espécime arbóreo só faria uma jornada destas, por terra, numa situação crítica. Provavelmente, perdeu seu habitat para o avanço dos desmatamentos na região. Ou ele partia em busca de uma nova mata ou morria de fome”, acredita Aranha. No Brasil, há registros da espécie nos estados da região amazônica e, com menos frequência, no nordeste. (Daniele Bragança)
Veja vídeo produzido por pesquisadores
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →





