Salada Verde

Código Florestal será votado com lacunas, diz relator

Paulo Piau (PMDB-MG), relator da votação final do Código Florestal na Câmara, vê defeitos no texto e quer melhorar defesa da produção.

Daniele Bragança ·
13 de fevereiro de 2012 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Código Florestal precisará passar por outra modificação assim que for votado pela Câmara e sancionado pela presidente Dilma Rousseff. A opinião é do novo relator do projeto, Deputado Federal Paulo Piau (PMDB-MG), que considera que as modificações propostas pela Câmara e pelo Senado ainda não sanaram lacunas do texto. 

O deputado chamou a atenção para a questão da irrigação nos campos: “Por exemplo: hoje você não pode fazer um barramento para irrigação, porque isso não foi considerado de interesse social, assim como a agricultura irrigada como um todo. Esse é um ponto que nós não temos mais condição aqui na Câmara de mexer. Então, logo após a sanção presidencial, nós já vamos ter que alterar a lei do Código Florestal de tão complexa que é essa matéria”, explica.  

Piau recebeu a tarefa de fazer o último relatório do Código Florestal, antes da sua última votação. O projeto se originou na Câmara, passou pelo Senado e agora retorna à Câmara para a aprovação definitiva. Pelo regimento interno da casa, não pode haver acréscimo sobre o que já foi discutido e aprovado até aqui. O relator pode rejeitar trechos já contidos no relatório, e fazer com que o seu texto fique mais parecido com o que foi saiu da Câmara – de relatoria de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) — ou, então, mantê-lo próximo da versão devolvida pelo Senado – feita em conjunto pelos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC).  

Apesar das lacunas, a tarefa primordial é fazer com que o Código seja votado em março e que não ocorram adiamentos. “O pior dos mundos seria não votar”, diz o deputado. Tanto Paulo Piau quanto os ruralistas se preocupam com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho.

O deputado teme que, caso o Código não seja votado agora, os debates da conferência se misturem aos debates sobre a matéria. “É uma mistura que não deve acontecer. Na Rio+20 teremos o mundo aqui discutindo meio ambiente e qualquer dúvida que tiver em relação ao Código Florestal será levada para lá. Na Rio+20 teremos que tratar de futuro e não de problemas internos nossos aqui”, declarou Piau.
 
A votação final do Código Florestal será realizada em março, e, em seguida, irá para a sanção da presidente Dilma Rousseff.  

Piau disse que fará o máximo esforço para não deixar dúvidas que possam levar Dilma a vetar o projeto. No mês passado, durante o Fórum Social Temático, a presidente declarou que o texto “não será o dos sonhos dos ruralistas”

*Com Informações da Agência Brasil


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
13 de março de 2026

Quem são os atingidos por desastres?

Há mais de dez anos desde o rompimento da barragem em Mariana, em Minas Gerais (MG), faltam informações e sobram consequências

Notícias
13 de março de 2026

Nascimento de filhote de harpia em reserva da Bahia é comemorado pela Ciência

Desde 2018 não eram registrados nascimentos na unidade. Filhote ativo no Corredor Central da Mata Atlântica é passo importante para evitar extinção

Salada Verde
13 de março de 2026

Em homenagem ao cão Orelha, governo aumenta multa para quem maltrata animais

Novo decreto amplia de R$500 para R$ 1.500 valor da multa mínima em caso de maus tratos aos animais. Governo também estabeleceu a criação da Conferência Nacional de Direitos Animais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.