Salada Verde

Usina de Jirau recebe licença do Ibama para começar a operar

Para manter a licença, consórcio responsável pelas obras precisa cumprir com 32 condicionantes. A licença foi emitida na sexta-feira.

Redação ((o))eco ·
22 de outubro de 2012 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 
Vista aérea das obras da hidrelétrica Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. Foto: Ministério do Planejamento/Dezembro 2011.
Vista aérea das obras da hidrelétrica Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. Foto: Ministério do Planejamento/Dezembro 2011.

O Ibama concedeu na sexta-feira (19) a licença para o início da operação da usina hidrelétrica de Jirau, localizada no rio Madeira, em Rondônia. Quando estiver pronta, em 2016, a hidrelétrica terá capacidade máxima de geração de 3.759 megawatts (MW). A garantia física, ou seja, a energia que deverá ser comercializada, é de 2.184,6 MW, suficiente para abastecer mais de 10 milhões de casas.

Segundo nota publicada no site do Ibama, o parecer técnico que avaliou o pedido de licença apontou a necessidade de manifestação da Funai e Iphan. Após o atendimento de todas as exigências, a Comissão de Avaliação e Aprovação de Licenças Ambientais composta pelos diretores do Ibama aprovou a emissão da licença, assinada na última sexta-feira.

A licença de operação estabelece 32 condicionantes específicas. Prevê a manutenção dos programas ambientais direcionados à etapa construtiva, somados aos programas relativos à fase de operação.

O cronograma de implantação da usina foi antecipado em três meses, mesmo após haver revoltas de trabalhadores nos canteiros de obras e greves.
A usina hidrelétrica de Jirau é controlada pelo consócio Energia Sustentável do Brasil, formado pelas empresas GDF Suez (50,1%), Eletrobras (40%) e Camargo Corrêa (9,9%).

Leia também

Externo
9 de janeiro de 2026

Peixes do rio Doce continuavam contaminados quatro anos após desastre de Mariana

Análise abrangente realizada em 2019 detectou o acúmulo de 13 metais pesados e outras substâncias tóxicas, desaconselhando o consumo por riscos à saúde humana

Salada Verde
9 de janeiro de 2026

Maior cajueiro do mundo vira unidade de conservação no Rio Grande do Norte

O Monumento Natural Estadual Cajueiro de Pirangi garante a proteção da árvore gigante, ponto turístico da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim

Notícias
9 de janeiro de 2026

Ibama desmantela esquema de madeira ilegal no Pará e aplica mais de R$ 15 milhões em multas

Fiscalização em Altamira e Uruará identificou serrarias irregulares, descumprimento de embargos e indícios de extração em terras indígenas e áreas protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.