
A Estação Natureza Pantanal, em Corumbá (MS), espaço dedicado a exposições sobre o bioma, acaba de lançar uma mostra especial sobre os ‘Morcegos do Pantanal’, um total de 5 espécies. A exposição interativa fica aberta ao público até 31 de março e tem como objetivo desmistificar os temores folclóricos que os morcegos inspiram e mostrar os encantos desses animais ao público.
Esta é a segunda vez que o espaço recebe a exposição e a reedição em pleno período escolar tem uma razão simples: permitir às crianças e moradores da região conhecer melhor esses vizinhos da fauna local.
“Normalmente, relaciona-se morcegos a histórias de vampiros e também a sangue, mas poucos sabem da importância que eles têm para a manutenção das florestas ou que a maior parte das espécies não se alimenta de sangue”, explica Ivonete Guaragni, administradora da Estação Natureza Pantanal.
Interatividade
A exposição tem detalhes sobre as 5 espécies que vivem no Pantanal e foi montada de forma lúdica, para torná-la leve e divertida.
A porta de entrada da mostra se parece com o principal abrigo dos morcegos pantaneiros: o buraco em uma árvore. “Como não temos muitas cavernas, os morcegos do Pantanal se utilizam dos troncos ocos na floresta para se proteger”, diz Ivonete.
A exposição também usa cubos interativos onde se pode ver fotos, textos com características de cada espécie e oferece a chance de ouvir os seus sons. Cada cubo apresenta os dados das espécies morcego-das-frutas (Artibeus planirostris), morcego-vampiro (Desmodus rotondus), morcego-beija-flor (Glossophaga soricina), morcego-borboleta (Myotis nigricans) e o morcego-pescador (Noctilio leporinus).
A Estação Natureza Pantanal está localizada em Corumbá (MS), a 400 quilômetros da capital Campo Grande. O espaço, implantado em 2006 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, reúne amostras permanentes e temporárias sobre o bioma pantaneiro
|
Leia Também
Exposição “O Pantanal é Aqui” abre em Campo Grande
Pantanal, um ilustre desconhecido do brasileiro
Guia: as aves do Pantanal
Leia também
Plano Clima avança com concessões ao agro e mantém pontos sensíveis fora do enfrentamento direto
Brasil aprova Plano Clima com metas para cortar até 67% das emissões até 2035, após governo ceder ao agronegócio e ampliar incentivos →
Ataque a equipes do Ibama durante desintrusão da TI Apyterewa deixa um morto no Pará
Operação cumpre decisão do STF para retirada de invasores no sul do estado, onde a região é marcada por conflitos fundiários →
Novas cenas reforçam o retorno das onças-pintadas ao Rio de Janeiro
Imagens de armadilhas fotográficas mostraram o felino mais uma vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no sul do estado. Inea-RJ tem monitorado a onça →




