Salada Verde

Eucalipto, pinus e mamona

Governo aprovou zoneamento para plantios dessas três espécies em municípios das regiões Sul e Nordeste.

Salada Verde ·
28 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Portarias do Ministério da Agricultura publicadas esta semana no Diário Oficial da União autorizam o plantio de lavouras de eucalipto, pinus e mamona em vários municípios dos três estados da Região Sul e também no Nordeste. O eucalipto deverá abastecer indústrias de papel e celulose, carvão para siderúrgicas, produção de compensados, laminas e painéis. O pinus servirá a  indústrias de madeira serrada e laminada, chapas, resina e também celulose e papel. Já a mamona ganhou aval para crescer em municípios da Bahia, Maranhão e Piauí. Todas as culturas têm grande potencial de causas estragos ambientais, principalmente se forem plantadas onde bem entender a indústria. O Ministério da Agricultura, é claro, nada tem a ver com isso.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.