A despedida da flor-de-maio

A bela floração dessa espécie endêmica da Mata Atlântica dura de 15 a 20 dias e ocorre somente uma vez por ano

Elizabeth Oliveira ·
24 de maio de 2024

Você já viu a flor-de-maio (Schlumbergera truncata) este mês? Se ainda não viu, talvez tenha que esperar mais um ano. Isso porque a natureza tem suas artimanhas e um exemplo disso é a floração dessa espécie endêmica da Mata Atlântica, integrante da família dos cactos (Cactaceae).

A sua florada dura somente de 15 a 20 dias, durante o mês de maio, tendo variação de cores que vai do rosa ao laranja e inclui também o vermelho, chamando a atenção pela mistura de exuberância e simplicidade dessa planta que serve de abrigo e alimento para várias espécies de animais como insetos polinizadores e beija-flores.

Felipe Tubarão, guarda-parque da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras) que garantiu as imagens desses exemplares que ((o))eco apresenta, alerta que esse tipo de cacto “é comercializado para o cultivo em jardins, tornando-o, muitas vezes, alvo da extração ilegal na natureza”. Ele orienta que quem for adquiri-lo para paisagismo, “deve se certificar se o estabelecimento comercial onde essa espécie se encontra é confiável”. A cautela dos consumidores “é uma forma de ajudar a preservar a beleza e a contribuição da flor-de-maio para a biodiversidade”, acrescenta. Ainda segundo informa, a floração da espécie pode ocorrer fora deste mês, embora seja algo raro.

• Elizabeth Oliveira

Jornalista e pesquisadora especializada em temas socioambientais, com grande interesse na relação entre sociedade e natureza.