No Dia Mundial do Meio Ambiente (05), finalmente foi assinada a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que passou a ter 240 mil hectares, mais que o triplo do seu tamanho anterior, de apenas 65 mil hectares. O novo perímetro da unidade, tão aguardado, foi o fator decisivo para afastar o risco do Brasil perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A decisão foi comunicada nesta quarta-feira, em Cacróvia, na Polônia, onde estava sendo realizada a 41ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. Cláudio Maretti, atual diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estava na reunião.
“Graças ao fundamental processo de ampliação dessa unidade de conservação, conseguimos o reconhecimento do Comitê do Patrimônio Mundial”, ressaltou. Segundo ele, o Comitê, órgão decisório da Convenção sobre o Patrimônio Mundial, felicitou o Brasil pela ampliação do parque.
Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001. Na ocasião, o parque chegou a ser ampliado para os desejados 235 mil hectares. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal derrubou o decreto dois anos depois, por falhas no processo e na consulta pública.
A ampliação era fundamental para garantir a sobrevivência do parque e, de quebra, manter o título internacional. Após 15 anos de luta e alguns percalços pelo caminho, Veadeiros agora protege quase o quádruplo do que protegia anteriormente.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICMBio.
Leia Também
As novas fronteiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Dia do Meio Ambiente: pacote incluirá ampliação de Veadeiros e Taim
Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Leia também
Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Começa em agosto consulta pública sobre proposta que triplica área da unidade, para protegê-la das mudanças de uso da terra no seu entorno. →
Dia do Meio Ambiente: pacote incluirá ampliação de Veadeiros e Taim
Ministério do Meio Ambiente pretende convencer Temer a vetar ao menos a redução do Parque Nacional de São Joaquim, medida aprovada pelo Congresso semana passada →
As novas fronteiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Após ampliação, parque abrange agora uma área de 240 mil hectares, com novos atrativos e desafios para gestão da unidade de conservação →