Salada Verde

Ampliação garante título de patrimônio mundial a Veadeiros

Unesco afastou rumores de que título poderia ser retirado. Parque Nacional foi ampliado há um mês e integridade da unidade foi assegurada

Daniele Bragança ·
5 de julho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Mauricio Mercadante/Wikiparques.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Mauricio Mercadante/Wikiparques.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05), finalmente foi assinada a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que passou a ter 240 mil hectares, mais que o triplo do seu tamanho anterior, de apenas 65 mil hectares. O novo perímetro da unidade, tão aguardado, foi o fator decisivo para afastar o risco do Brasil perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A decisão foi comunicada nesta quarta-feira, em Cacróvia, na Polônia, onde estava sendo realizada a 41ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. Cláudio Maretti, atual diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estava na reunião.

“Graças ao fundamental processo de ampliação dessa unidade de conservação, conseguimos o reconhecimento do Comitê do Patrimônio Mundial”, ressaltou. Segundo ele, o Comitê, órgão decisório da Convenção sobre o Patrimônio Mundial, felicitou o Brasil pela ampliação do parque.

Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001. Na ocasião, o parque chegou a ser ampliado para os desejados 235 mil hectares. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal derrubou o decreto dois anos depois, por falhas no processo e na consulta pública.

A ampliação era fundamental para garantir a sobrevivência do parque e, de quebra, manter o título internacional. Após 15 anos de luta e alguns percalços pelo caminho, Veadeiros agora protege quase o quádruplo do que protegia anteriormente.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICMBio.

Leia Também

As novas fronteiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Dia do Meio Ambiente: pacote incluirá ampliação de Veadeiros e Taim

Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
4 de agosto de 2015

Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Começa em agosto consulta pública sobre proposta que triplica área da unidade, para protegê-la das mudanças de uso da terra no seu entorno.

Salada Verde
30 de maio de 2017

Dia do Meio Ambiente: pacote incluirá ampliação de Veadeiros e Taim

Ministério do Meio Ambiente pretende convencer Temer a vetar ao menos a redução do Parque Nacional de São Joaquim, medida aprovada pelo Congresso semana passada   

Notícias
6 de junho de 2017

As novas fronteiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Após ampliação, parque abrange agora uma área de 240 mil hectares, com novos atrativos e desafios para gestão da unidade de conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.